Notícias dos Gabinetes
Mauro Rubem participa da Audiência Pública do Piso Salarial dos professores de Aragoiânia
Após ter conhecimento desta Lei o Vereador Eudes, elaborou um requerimento, assinado por todos os outros Vereadores, solicitando ao Prefeito Rubens a implementação do piso para os professores. Não obtendo sucesso, o Vereador Eudes entrou em contato com o Deputado Mauro Rubem para realizar esta audiência pública. A reunião contou com a presença dos professores e alunos das escolas de Aragoiânia, das diretoras Dorcas, da Escola Padre João Bosco, e Fátima, da escola Nossa Senhora da Guia, além do Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Aragoiânia, Arnaldo Francisco de Moraes, da Diretora Financeira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), da Presidenta da Central Única dos Trabalhadores (Cut) Maria Euzébia (Bia) e do Vereador Vinicius.
As diretoras, Dorcas e Fátima, falaram das grandes dificuldades pelas quais os professores da cidade estão sendo submetidos “Nós professores de Aragoiânia temos basicamente um quadro e giz para ensinarmos os alunos de nossa cidade. Todos nós somos capacitados, formados em universidade, a maioria tem até cursos de pós-graduação, podemos listar as dificuldades tais como: falta de equipamento, espaço inadequado e outros mais”, analisou a diretora Dorcas.
O Deputado Mauro Rubem vem fazendo em todo Estado audiências públicas para mostrar a importância do Piso Salarial Profissional Nacional (Pspn) dos Professores. Mauro Rubem aproveita essas ocasiões para informar aos municípios que quiserem aderir (ou renovar) ao Plano de Metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PAR e PDE) que terão de cumprir a Lei 11.738/2008, que criou o Piso Salarial Nacional para os Profissionais do Magistério Público da educação básica.
Mauro Rubem reafirmou que todos trabalhadores da educação lutam por um piso salarial nacional desde o império, período em que se registrou a criação das primeiras organizações de professores no Brasil, e que só agora com o Governo Lula os trabalhadores conseguiram o piso com esta lei. “A educação é fundamental e importante para o nosso País e o Governo Lula está mudando o Brasil com a criação e sanção da Lei 11.738/2008, sendo a primeira classe profissional ter um piso salarial nacional e agora temos que colocar esta lei funcionando em todas as cidades do Estado de Goiás” afirmou Mauro Rubem.
Esta lei fixa o piso salarial dos professores da seguinte maneira: os professores que tem magistério o valor estipulado é de R$ 950,00 e os professores que tenham cursos superiores com o valor de R$ 1.050,00 sendo reajustado todo ano pelo índice do custo por aluno por estado.
O Deputado solicitou para os professores não desanimarem com a atual situação, enfatizou a importância dos mesmos se unirem para reivindicarem seus direitos e lutarem por uma educação digna e de qualidade para seus alunos, pois são eles o futuro de nosso país. Afirmou que todos podem contar com seu apoio nesta luta.
A diretora financeira da SINTEGO e presidenta do Central Única dos Trabalhadores do Estado de Goiás (CUT Goiás), Bia, parabenizou o Deputado Mauro Rubem e afirmou que é muito difícil ver um Deputado atuante e sempre lutando junto com os trabalhadores na busca dos interesses da população. Bia ainda reafirmou apoio aos professores de Aragoiânia, que podem contar com o Sindicato e a Cut Goiás nas lutas pelo direito dos trabalhadores da educação nesta cidade.
O vereador Eudes espera que tudo seja colocado em prática o mais rápido possível, proporcionando aos educadores uma condição melhor de trabalho e, consequentemente, aumentando ainda mais a qualidade do ensino na cidade. “Esta lei tem que ser colocada em prática, quero deixar avisado aos professores e todos os profissionais da educação, da minha cidade Aragoiânia, que podem sempre contar comigo, pois estarei lutando até o final do meu mandato com vocês para o cumprimento desta lei, buscando a melhoria da qualidade de trabalho e sempre do lado da população que precisa de uma educação digna em nossa cidade” finalizou o Vereador.