Mauro Rubem promove conferência sobre segurança pública

14 de Abril de 2009 às 16:44
Deputado estadual Mauro Rubem afirma que conferência tem como proposito beneficiar toda a sociedade
Mauro Rubem promove conferência sobre segurança pública

O deputado estadual Mauro Rubem e também presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa promove durante todo o dia 14 a Conferência Livre sobre Segurança Pública, em preparação para a etapa estadual que acontecerá em Goiânia, no Centro de Convenções nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2009.

Em contrapartida a Conferência Estadual é uma das etapas para a realização da 11° Conferência Nacional de Segurança Pública-CONSEG que acontecerá em Brasília do dia 27 a 30 de agosto de 2009. Durante o encontro, serão discutidos temas como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime, entre outros. O intuito é elaborar uma nova Política Nacional de Segurança Pública.

Além do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado estadual Mauro Rubem estão na mesa ), o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo Teles, o presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado Coronel Queiroz (PTB), o assistente militar da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Coronel Edson Costa Araújo, o secretário adjunto da Secretaria da Defesa Social de Diadema (SP), Marco Antônio Ernandez, a presidenta do Conselho da Comunidade de Execução Penal, Irmã Pietra, o diretor da Casa da Juventude, Padre Geraldo, representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Daniel Felipe Adorni, o representando do Corpo de Bombeiros, Tenente Coronel Franco, o representante da Secretaria estadual da Educação, Sebastião Donizette e também o vereador de Goiânia Fábio Tokarski (PCdoB).

Na sua constante luta pelas causas sociais Mauro afirmou que “a conferência tem como principal objetivo, definir diretrizes e promover um debate de qualidade e construção de uma proposta para beneficiar toda a sociedade. E para isso acontecer é necessário que toda a população seja consultada”.

Para o parlamentar essa discussão está bastante atrasada. “A discussão deste tema está muito atrasada no Brasil. Para se ter uma idéia, a 1º Conferência Nacional de Saúde foi realizada em 1941”, afirmou.

Presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado Coronel Queiroz (PTB) ressaltou a importância do debate para fomentar melhorias para a segurança e salientou o trabalho conjunto realizado entre as comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia. “Ao longo do dia, certamente essas discussões vão contribuir bastante na preparação para a I Conferência Nacional de Segurança Pública”, afirmou.

Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ), o desembargador Paulo Teles participou da Conferência e destacou a importância da integração de todos os segmentos sociais no debate. “Estou aqui representando o Poder Judiciário, para ouvir a população e promover melhorias em nossa atuação, para prestarmos um bom serviço para a sociedade, causa de nossa existência”, ressaltou.

O vereador Fábio Tokarski relatou que “a cidade de Goiânia está ficando cada vez mais violenta. No ano passado foram 420 assassinatos, sendo a maioria jovem”. Para o vereador as causas são inúmeras, porém a principal é a desigualdade social.

Padre Geraldo parabenizou o deputado Mauro Rubem pela presença e iniciativa em todas as atividades que promovem a igualdade. E ainda lembrou que a Campanha da Fraternidade desse ano é justamente sobre segurança pública.