Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Secretaria de Movimentos Populares do PT realiza debate com secretário nacional

18 de Julho de 2011 às 16:36
A Secretaria Estadual de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores (PT) promoveu uma reunião, neste domingo, 17, com a presença do secretário nacional de Movimentos Populares do PT, Renato Simões. Durante o debate foram discutidos temas como o Plano Nacional de Banda Larga, a conjuntura dos movimentos sociais, a criação da Central de Movimentos Populares em Goiás (CMP) e a organização das atividades dos setoriais do partido. 

O secretário estadual de Movimentos Populares do PT em Goiás e assessor do deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO), Valminandes Martins de Souza coordenou o debate e representou o parlamentar. Valminandes ressaltou a importância em intensificar as manifestações contra as privatizações que estão ocorrendo em todo o Estado, principalmente nas áreas de saúde e cultura e acrescentou, "os movimentos sociais tem que estar à frente dessas manifestações". 

Renato Simões declarou que o PT precisa manter uma relação de diálogo com os movimentos sociais é necessário aproximar as agendas dos movimentos sociais da agenda do partido. E ressaltou que o governo da presidenta Dilma vai institucionalizar a relação democrática entre o Governo Federal, os Movimentos Populares e o partido. 

Reforma Agrária e Urbana 
Para Renato Simões, a presidenta Dilma precisa ir além das ações herdadas do governo Lula e viabilizar a Reforma Democrática Popular. Dentro dessa proposta, viabilizar a reforma agrária e não apenas a agricultura familiar. Destacou a importância da reforma urbana que está sendo privilegiada através do Programa Minha Casa Minha Vida, mas é preciso estar atento para que não haja a criação de "guetos, cada vez mais afastados" para a população de baixa renda. 

Plano Nacional de Banda Larga
De acordo com Simões, o Plano Nacional de Banda Larga irá beneficiar a sociedade e representará um marco regulatório da comunicação. O ex-presidente Lula recriou a Telebrás para oferecer banda larga no atacado com preços reduzidos, porém com qualidade. Com a ampliação do acesso à tecnologia ocorrerá a reforma dos meios de comunicação de massa. "O acesso à informação é um direito humano e a sua ausência os impossibilita de lutarem pelos seus outros direitos", enfatizou. 

Reforma Política
Durante a reunião, Renato Simões também fez declarações importantes sobre reforma política, ressaltando que há anos esse tema é discutido, mas há uma "imensa dificuldade do Congresso Nacional em aprovar processos de auto-reforma". De acordo com Simões, o processo eleitoral é realizado em cima do nome do candidato, mas os partidos estão fragilizados e acrescentou que é preciso rever o financiamento de campanhas. 

Setoriais
Cerca de 30 petistas estiveram presentes e promoveram uma discussão sobre as atividades setoriais e os movimentos populares. A secretaria municipal de Movimentos Populares do PT em Goiânia, Elza Alves Rabelo, afirmou que os setoriais precisam de mais espaço dentro do partido e o PT precisa se articular melhor para avançar. 

Renato Simões disse que é preciso propor plataformas partidárias para os setoriais e aumentar a representatividade e a qualidade do debate com os gestores. A Secretaria Nacional de Movimentos Populares do PT está incentivando a criação dos núcleos setoriais buscando descentralizar e desburocratizar o relacionamento. Simões anunciou que será realizado, dias 10 e 11 de agosto, reunião com os setoriais para oferecer treinamento para adesão setorial através da internet.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.