Notícias dos Gabinetes
O Pensamento do Deputado
Ao ler uma reportagem, em um determinado Jornal, observei a preocupação de um político em criar um comitê suprapartidário coordenado pelo Governador e Prefeito para “tocar um projeto de fôlego rumo ao sonho da Copa” a fim de que o Estado de Goiás- capital Goiânia - seja uma das sub-sedes da Copa de 2014”.
Passei então a refletir sobre este assunto e pensei: porque não acontecer algo semelhante, não só no Estado de Goiás, mas em todo o Brasil? Ou seja, os governadores e prefeitos de todos os estados se unirem para realização do sonho de tantas pessoas. Por exemplo, para exterminar a miséria em todos os Estados do Brasil onde vemos pessoas sem moradia, outras vivendo em barracos sem móveis ou utensílios, geralmente sem sequer uma pia para lavar seus talheres (isso quando os têm para serem lavados). Sem cama para dormir e nem mesmo um banheiro para suas necessidades fisiológicas. Outros que moram, muitas vezes, num cubículo de madeira (4x4), em que habitam de 5 a 7 pessoas.
O ideal seria que houvesse a união destes governantes para que a moradia fosse garantida à população como manda a Constituição Federal de 1988: “Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
Ao contrário, o que se observa são os hospitais sem equipamentos adequados, com pessoas a espera de atendimento nos corredores, muitas delas sem esperanças de sobrevivência.
Seria o caso de oferecer melhores condições salariais aos médicos para estimulá-los a atender em hospitais públicos de urgências, onde há maior demanda. Assim como há a necessidade de melhorar os equipamentos na rede pública hospitalar, a fim de eliminar os problemas de saúde nos estados e municípios.
Também melhoria do Transporte Coletivo, pois, vemos pessoas esperando horas para entrarem em um coletivo e quando o transporte chega, lá vão elas, espremidas, sem nenhum conforto. Outra medida necessária é providenciar policiamento nos terminais de ônibus onde existe a presença constante de meliantes, batedores de carteiras, que põem em risco a vida da população. Falta policiamento, por exemplo, no Eixo-Anhanguera, e em muitos outros estados.
Em diversos Estados do país, a situação é a mesma. Sem falar nas crianças que sabemos que, mediante o que aprendem hoje, serão os bons ou maus cidadãos que tomarão conta do país do futuro. Há crianças fora da escola, e mesmo quando freqüentam as aulas, enfrentam problemas de falta de estrutura dentro dos colégios, merenda escolar inadequada, falta de água, os banheiros estão quebrados, sem falar na violência sofrida pelos professores que, por muitas vezes, são até jurados de morte.
A solução seria a união. Contudo, devido a questões partidárias, não vemos sonhos como esses se realizarem e, com isso, a população perde. O que fazer?
Miguel Angelo
Deputado Estadual- GO