Notícias dos Gabinetes
Lançamento da Praça da Paz reforça importância da Segurança Pública comunitária
Lançado em julho deste ano, o programa da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdef), Goiânia + Segura, que beneficia, a princípio, os moradores da região Noroeste da Capital, tem desenvolvido ações para consolidar uma Segurança Pública integrada.
Na manhã da última quarta-feira, 14, a Semdef realizou o lançamento da Praça da Paz e convidou o deputado Mauro Rubem (PT), reconhecendo a sua participação efetiva na construção do programa. A intenção do Governo Municipal com a ação foi despertar a cultura da paz, promovendo um envolvimento de todos os segmentos sociais e a comunidade, que tem se mostrado bastante satisfeita.
O evento, realizado no Setor Findsocial, mobilizou os moradores da região, que puderam participar de diversas mostras culturais, como: apresentação de peça de teatro; apresentações musicais por um grupo de idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e uma dupla sertaneja do bairro; exibição de filmes; e orientações sobre trânsito.
Além disso, durante o evento, a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) distribuiu mudas de plantas, e a Semas ofereceu cortes de cabelo gratuitos à população. As crianças presentes também puderam se divertir através de várias atividades recreativas, entre elas um pula-pula, que fez bastante sucesso.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou do evento, que contou com consultório de rua, rádio saúde e oficinas de musicoterapia. Enquanto isso, a Secretaria Municipal de Educação fez a distribuição de lanches para as crianças participantes. Já a Agência da Guarda Municipal apresentou, em seu estande, viaturas e motos, e distribuiu panfletos educativos.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, Mauro Rubem, acredita que o policiamento comunitário e cidadão é o modelo estratégico para oferecer segurança à sociedade, pois "não é possível pensar na promoção dos direitos humanos sem tocar na questão da Segurança Pública".
Para o secretário municipal de Defesa Social, Allen Vieira, um dos grandes propósitos do Goiânia + Segura é o de ser um novo modelo em Segurança Pública. Para isso, o programa tem como proposta inserir no cotidiano das pessoas a segurança comunitária, com ações integradas entre a população e os agentes de segurança.
Estiveram envolvidos na ação conjunta: as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Lazer; a Agência Municipal de Meio Ambiente; a Agência Municipal de Trânsito (AMT); a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg); e a Guarda Municipal.
Clique aqui e confira a cobertura fotográfica completa.