Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
11º Goiânia Mostra Curtas democratiza o acesso à arte e debate diversidade sexual

06 de Outubro de 2011 às 11:32

Na última terça-feira,4, foi lançada a 11ª Goiânia Mostra Curtas e marcou a reabertura do Teatro Goiânia, fechado para reformas desde 2009. O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Rubem (PT) prestigiou a abertura para valorizar o Festival que tem como tema a diversidade sexual.

Há onze anos, o festival tem movimentado o cenário audiovisual em Goiás, dando espaço para os profissionais e proporcionando à sociedade o acesso a bons filmes de curta duração. A Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam), com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras e Furnas, por meio da Lei Rouanet, SESI- Conselho Nacional. O festival também conta com o apoio do Sebrae, Agepel/Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Goiânia.

A diretora geral do festival, Maria Abdalla, afirmou que o “Icumam promove a confluência de ações e obras capazes de estimular o diálogo entre o audiovisual e a sociedade, com foco na sexualidade, direito de todo ser humano”.  Como defensor da liberdade e da igualdade de direitos, Mauro Rubem declarou que “a mostra dá oportunidade à expressão da cultura que portamos e também de saudarmos a temática, que é tão valorosa”.

O deputado Mauro Rubem afirmou que ações como esta, democratizam o acesso à arte e deveriam ser realizadas em todas as áreas culturais, pois o acesso à arte também é direito de todos os cidadãos. Na ocasião, o parlamentar parabenizou o apoio da prefeitura de Goiânia e do Governo Federal e o Icumam, o que reforça e valoriza as produções artísticas no Estado de Goiás.

Os homenageados pelo festival foram: a produtora cultural, defensora dos direitos sociais, que cunhou o termo GLS e criou o Festival Mix Brasil, Suzy Capó; e cineasta Francisco Cesar Filho, destacado no meio do audiovisual como articulado curador, realizador e produtor cultural, atual presidente do Fórum dos Festivais. As festividades da noite foram encerradas com o show ‘A dama indigna’ com cantora e pianista paulistana, Cida Moreira.

O 11º Goiânia Mostra Curtas acontece até o próximo domingo (9) e apresenta 114 filmes de vários Estados brasileiros. A entrada é gratuita, acontece no Teatro Goiânia, e a programação completa pode ser conferida em: www.goianiamostracurtas.com.br.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.