Notícias dos Gabinetes
Goiás sedia Encontro Nacional de Calcário
Produtores de todo o País debatem produtividade e sustentabilidade na agricultura. O evento ocorre dias 27 e 28, no Castro's Park Hotel.
Confirmando a vocação agrícola do Estado de Goiás e visando debater o tema “Calagem: Produtividade e Sustentabilidade”, a Associação Brasileira dos Produtores de Calcário (Abracal) e o Sindicato das Indústrias de Calcário, Cal e Derivados do Estado de Goiás, Tocantins e Distrito Federal (Sincal) promovem, em Goiânia, o XII Encontro Nacional dos Produtores de Calcário 2011 (Enacal). O evento acontecerá nos dias 27 e 28 deste mês, no Castro’s Park Hotel. Presidente do Sincal e da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Vitti fará a abertura do evento.
Na oportunidade, também estarão em pauta os “Impactos da correção e adubação do solo”, com palestra do Doutor em Engenharia Agronômica da USP, professor Pedro Henrique de Cerqueira Luz; “Eficiência agronômica e novas oportunidades no uso de corretivos agrícolas”, na fala do Doutor na área de Fertilidade do Solo da Ufla, professor Antônio Eduardo Furtini Neto; “A Cefem frente ao novo Marco Regulatório da Mineração”, com o advogado especialista em Direito Tributário e diretor executivo da Abracal, Doutor Euclides Jutkoskie, e, ainda, o “Panorama político-econômico nacional”, na análise do ex-presidente do Banco Central do Brasil Gustavo Loyola.
Entre os objetivos do encontro está o de conscientizar o produtor rural da importância das novas técnicas utilizadas para a correção do solo. Além de elevar a produtividade e o ganho econômico, o manejo correto do solo garante uma produção sustentável e ambientalmente correta, por meio da produção vertical, ou seja, maior produtividade numa mesma área, reduzindo o desmatamento de novos terrenos para atender à crescente demanda.
Na ponta do lápis
Segundo pesquisa realizada pela Abracal, 40% dos produtores brasileiros desconhecem a necessidade de corrigir o solo para obter maior produtividade. Pesquisas agrícolas confirmam, ainda, que os solos brasileiros, em especial o do bioma Cerrado, são muito ácidos e que a correção por meio da calagem é imprescindível para se obter maior produtividade e, consequentemente, a citada produção vertical. Sem a devida correção, o solo com pH excessivamente ácido não oferece à planta nutrientes como fósforo, cálcio, magnésio e potássio, que, dependendo do manejo do solo e da adubação utilizados, pode atingir níveis de deficiência e toxidade às plantas.
Outro ganho importante com o manejo correto do solo, por meio da calagem, é o ambiental, preocupação recorrente nos últimos anos e paradigma importante da agricultura moderna, voltada ao desenvolvimento sustentável, ou seja, usar sem depredar. A meta é garantir que os recursos naturais, notadamente, a terra e a água, possam ser transferidos às futuras gerações.
Participe do XII Enacal e aprenda mais sobre a calagem e o manejo adequado do solo com vistas a uma maior produtividade, ganho econômico e ambiental.
Confira
Evento: Encontro Nacional dos Produtores de Calcário 2011 (Enacal)
Data: 27 e 28/10
Local: Castro´s Park Hotel