Notícias dos Gabinetes
Ministra Maria do Rosário vem à Goiânia para discutir a violência no Estado
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa (CDH) da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, deputado Mauro Rubem (PT/GO), em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) da Secretaria de Direitos Humanos, realiza audiência pública no próximo dia 18, na Assembleia Legislativa, para discutir com a Ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, a violência no Estado de Goiás e as ameaças sofridas pelos defensores de Direitos Humanos no Estado.
De acordo com o parlamentar, esta é uma oportunidade única para debater a construção de um novo modelo de segurança pública pautado na cidadania e na garantia dos Direitos Humanos. “Tivemos um avanço no Estado com a deflagração da Operação Sexto Mandamento, entretanto, a investigação dos 36 casos de desaparecimentos decorrentes de abordagem policial ainda não foi concluída, os responsáveis não foram punidos e as famílias sofrem com a falta de explicações sobre os crimes. Precisamos promover a cultura da paz antes que mais pessoas sejam vítimas dessa falta de segurança em Goiás”, salienta.
Diante deste cenário, o petista entregou, no último mês, relatório com as denúncias de violações de Direitos Humanos à Secretaria Nacional de Direitos Humanos e convidou a ministra Maria do Rosário para debater a situação. Conforme programação anunciada pela CDH, a ministra concederá uma coletiva de imprensa às 16h no Salão Nobre da Assembleia e às 19h participará da abertura da 6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontecerá no Centro Cultural Marieta Telles Machado, na Praça Cívica.
Segundo Mauro Rubem, em breve ele irá levar os casos para serem analisados pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Também foram convidados para a audiência, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, autoridades estaduais e entidades ligadas à área de direitos humanos.
Serviço
Audiência pública sobre a violência no Estado de Goiás e as ameaças sofridas pelos defensores de Direitos Humanos
Data: 18 de novembro de 2011 (sexta-feira)
Horário: a partir de 14h30
Local: Auditório Costa Lima (Assembleia Legislativa do Estado de Goiás) – Alameda dos Buritis, nº 231, Setor Oeste
Mais informações: CDH – (62) 3221-3167