Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Visita confirma carência denunciada por servidores do HDT

09 de Novembro de 2011 às 10:15

Diante do caos que a saúde pública goiana presencia nos últimos meses, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Mauro Rubem (PT), juntamente com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaúde), Fátima Veloso, visitou o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) na manhã desta quarta-feira, 9, para constatar as carências denunciadas por servidores do hospital, em documento.

Na ocasião, o petista esteve em reunião com o diretor-geral do HDT, Boaventura Braz de Queiroz, e a diretora técnica da unidade, Mônica Ribeiro Costa, que o acompanharam até a ala de enfermaria, além de enfermeiras do hospital que confirmaram a precariedade das condições de trabalho e atendimento aos pacientes. “O Governo quer impor mudanças com uma lógica quantitativa e financeira que rompem os padrões éticos. Está querendo promover crise para poder privatizar. HDT tem um padrão de atendimento diferenciado que está comprometido e, por isso, o Estado precisa ser responsabilizado civilmente pelas mortes decorrentes desse caos”, afirma.

Para Fátima Veloso, o maior problema é que o Governo não anunciou qualquer solução imediata. “Estamos preocupados com essa situação. Não ouvimos o Governo falar de saúde como prioridade ou assumir suas responsabilidades. Pessoas podem morrer a qualquer momento por que não tem trabalhadores, equipamentos e insumos suficientes. Um segundo é decisivo para esses pacientes, por isso, vamos protocolar ação civil pública para responsabilizar o Governo por esses riscos”, reforça.

Além disso, desdobramento desta visita, Mauro Rubem agendou um seminário sobre gestão pública nas unidades de saúde para o próximo dia 16, às 10 horas, no HDT. O objetivo do encontro é estudar alternativas para a proposta de reforma administrativa apresentada pelo governador, pautada na privatização de empresas de patrimônio público, e orientar os servidores sobre os prejuízos e conseqüências dessas terceirizações. 

A visita é uma das ações da Comissão Suprapartidária proposta pelo petista ontem (8), em sessão ordinária, para conhecer a realidade e os graves problemas que os usuários e os servidores estão enfrentando, assim como debater e propor soluções para o caos generalizado que acontece em Goiás. Outros deputados da oposição também haviam confirmado presença, todavia, por incompatibilidade de agenda, não puderam estar presentes na visita. Independente disso, Mauro Rubem pretende visitar outros hospitais da capital como o Hospital Materno Infantil e Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO) nos próximos dias.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.