Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves lembra dia da Consciência Negra

18 de Novembro de 2011 às 08:51

O Diário da Manhã traz na edição desta sexta-feira,18, artigo da deputada Sônia Chaves (PSDB) em que ela conclama a sociedade para uma reflexão sobre o dia 20 de novembro, quando se comemora a Consciência Negra no Brasil. Num dos trechos ela ressalta que “de fato é uma data para comemorarmos, mas muito mais que isso também é um momento de fazermos uma profunda reflexão sobre o papel e a situação do negro no Brasil”.

Ela faz ainda questionamentos sobre em que áreas houve avanço nas políticas públicas para o negro e o que ainda precisa ser feito. “É verdade que muitos afro-descendentes tiveram acesso a escola, ao mercado de trabalho, ocuparam importantes cargos administrativos e políticos, mas isso é reflexo de muita luta, que teve como protagonista Zumbi dos Palmares e vários outros personagens de nossa história”, lembra a deputada.

No artigo ela cita dados importantes da Palmares Fundação Cultural, que mostra avanços importantes da população negra no País. Os dados revelam que a população negra brasileira é responsável por movimentar R$ 637 bilhões por ano segundo pesquisa divulgada esta semana pelo Data Popular. O levantamento indica aumento de negros na classe C, que passaram de 34%, em 2004, para 45% em 2009. No topo da pirâmide, a expansão da população negra foi de 4%, na classe E houve redução de 7% para 2% no período. O estudo foi encomendado pelo Fundo Baobá pela Equidade Racial.

Mesmo diante destes números Sônia Chaves enfatiza que a luta é contínua e árdua. “Infelizmente ainda temos negros sem acesso a saúde básica, a educação, ao mercado de trabalho, a arte a cultura. Lembro-me de uma frase de Martin Luther King que dizia, “Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele”. É neste ponto que devemos comemorar os avanços, mas também reforçar a consciência, mas a verdadeira consciência negra de que a luta continua”, encerra a deputada.

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.