Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves defende reflexão sobre o papel do negro
A deputada estadual Sônia Chaves (PSDB) participou na manhã de sexta-feira,18, de seminário para discutir as políticas para o negro promovido pelo Fórum de Entidades Negras de Goiás (Fenego). O evento foi realizado no auditório Costa Lima da Assembleia Legislativa e reuniu diversas Ong’s afro-descendentes.
Durante o encontro Sônia Chaves lembrou que a data é de reflexão. “Dia 20 de novembro se aproxima, mais uma data importante para nosso calendário cívico-cultural, manifestações se espalharão por todo país num gesto de comemorar as lutas travadas por nosso imortal Zumbi dos Palmares. De fato é uma data para comemorarmos, mas, muito mais que isso, também é um momento de fazermos uma profunda reflexão sobre o papel e a situação do negro no Brasil”, lembrou Sônia.
O evento é uma preparação para a oficialização da convenção do movimento negro do PSDB – O Tucanafro, que acontece no domingo, 20. O movimento é liderado pelo Presidente do PSDB Afro estadual, professor Norton Pereira e tem como madrinha a deputada Sônia Chaves. Durante o seminário, Norton enalteceu a iniciativa do governador Marconi Perillo (PSDB), ao criar a Superintendência da Igualdade Racial. “Inclusive já consta no Plano Plurianual e com certeza será mais uma ferramenta para lutarmos pela nossa cultura”, comemorou Norton.
A deputada também elogiou a iniciativa do governador e reafirmou compromisso com o movimento negro tucano. “Colocamos toda nossa estrutura parlamentar para ajudar no que for preciso”, garantiu.
Sônia Chaves anunciou ainda a criação de um projeto de lei que vai instituir em Goiás o Dia 20 de Novembro dedicado a expressões culturais negras no Estado.