Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves prestigia lançamento de Bolsa Futuro no Entorno do DF

27 de Janeiro de 2012 às 08:20

O Governo de Goiás, através da secretaria de Ciência e Tecnologia criou o maior programa de qualificação profissional do país, o Bolsa Futuro. O programa vai qualificar meio milhão de pessoas em todo o Estado. Através de requerimento a deputada Sônia Chaves (PSDB), levou para os municípios de Valparaíso, Novo Gama e Cidade Ocidental o programa que vai qualificar 3.500 pessoas nas três cidades.

Em Valparaíso o programa foi lançado na sexta-feira, 20, com oferta de 1.500 vagas, já em Novo Gama e Cidade Ocidental respectivamente o Bolsa Futuro foi lançado na quarta-feira, 25, com 1.000 vagas para cada.

Cada aluno vai receber gratuitamente dois treinamentos mais um incentivo financeiro mensal de R$ 75,00, durante a duração dos cursos que são de seis meses, aos que conseguirem média final, igual ou superior a 8,0, será concedida uma bonificação equivalente a um mês de incentivo financeiro. Para inserção no programa os interessados terão que ser beneficiário dos Programas Bolsa Família ou Renda Cidadã, ter idade mínima de 16 anos no ato da matrícula, ter concluído o ensino fundamental e ter disponibilidade de, no mínimo oito horas semanais para participar das aulas no ambiente virtual (internet), e de quatro horas semanais para as aulas e avaliações presenciais no pólo.

Em seu discurso, durante a solenidade, o secretário Mauro Faiad, que estava acompanhado da secretária do Entorno, professora Edna, garantiu que se for necessário aumentar o número de vagas nesses municípios, será feito. Os cursos estão distribuídos de acordo com a vocação do município. Em Novo Gama dez especialidades serão ensinadas aos interessados: Técnicas de Vendas; Secretariado e Rotinas Administrativas; Recepção de Hotel e Atendente de Bar; Reprodução Animal e Produtividade do Gado Bovino Leiteiro; Técnicas Agrícolas; Destilador de Álcool; Cuidador de Idosos e Crianças; Porteiro e Zelador; Básico em Eletricista/Encanador e Caldeireiro.

Os prefeitos dos municípios beneficiados foram unânimes em elogiar o programa e destacar o empenho da deputada Sônia Chaves em priorizar as cidades do Entorno. Alex Batista, de Cidade Ocidental, lembrou a solicitação que a parlamentar fez em favor do cartório para o município que já está em fase de instalação. “O Entorno é uma criança que grita desesperada nos braços da mãe”, falou Alex em seu discurso e afirmou que o programa Bolsa futuro representa a continuidade da diminuição da violência na Cidade Ocidental.

Sônia Chaves destacou a importância da qualificação de mão-de-obra para jovens e seus familiares. Não poupou elogios ao governador Marconi Perillo que, segundo ela na medida do possível, têm atendido aos seus pedidos e autorizado os seus requerimentos. A deputada também informou que a sub-secretári de Educação, confirmou a instalação da sub-sede em Novo Gama. “Esta é mais uma conquista para a região do Entorno. Os beneficiários do Bolsa Futuro terão oportunidades de adquirir conhecimentos e as demandas da Educação desses municípios não mais dependerão de Luziânia, que também foi beneficiada”, declarou Sônia Chaves.

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.