Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Proposto Programa do Primeiro Emprego em Goiás

18 de Agosto de 2008 às 15:27
Apresentado no primeiro semestre desse ano pela deputada Cilene Guimarães, do PR, o projeto de lei que cria o Programa do Primeiro Emprego em Goiás poderá ser votado ainda essa semana pela Assembléia Legislativa. Sua tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação está em fase de conclusão, podendo, inclusive, ser votado na reunião dessa terça feira, as duas da tarde, o parecer da relatora deputada Adriete Elias, do PMDB.

O programa visa beneficiar jovens na faixa etária entre 16 e 24 anos e que não tiveram qualquer tipo de vínculo empregatício. O projeto prevê, ainda, que os inscritos também terão que comprovar a matrícula e a freqüência no ensino fundamental ou em curso superior. “É importante que o jovem trabalhe, mas que não deixe de estudar”, salienta a autora do projeto.

A deputada Cilene Guimarães destaca a importância do projeto argumentando que se por um lado hoje é grande a dificuldade de se obter um emprego, por outro, é maior ainda para os jovens. Isso porque uma das principais exigências apresentadas pelos empregadores é a chamada experiência profissional. Indaga então a parlamentar: “Como os jovens vão ter experiência de trabalho se não tem oportunidade para se iniciar na vida profissional? Parece até um contra senso, mas é a realidade de hoje”.

Outro aspecto social, importante, destacado pela deputada Cilene Guimarães é o fato de que, a cada dia que passa, os jovens necessitam começar a trabalhar mais cedo para ajudar no sustento das famílias. Rendimentos esses que também auxiliam no custeio de seus estudos.

Mas para que as empresas participantes do programa não sejam penalizadas a deputada Cilene Guimarães sugere a concessão de incentivos. Dentre eles o repasse, por cada jovem contratado, do valor mensal que equivale ao piso salarial de cada categoria profissional durante os seis primeiros meses de contrato de trabalho.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.