Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves cobra ações concretas para o PAC do Entorno
Representantes da sociedade civil organizada se reuniram na semana passada, no auditório da Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (Facesa) em Valparaíso de Goiás.
Os convidados conheceram os estudos feitos pela Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento – Segplan, apresentado pela gerente da central de projetos para captação de recursos, Kerima Martins.
As informações serão encaminhadas para o Governo federal que deverá investir 2 bilhões e 560 milhões de reais no Entorno do Distrito Federal. Cinco segmentos serão priorizados pelo projeto: Saúde, Educação, Segurança Pública, Infraestrutura e Saneamento Básico. O projeto está sendo chamado de PAC do Entorno e tem a parceria do Governo do Distrito Federal.
Representando a Assembleia Legislativa, a deputada Sônia Chaves (PSDB) defendeu a mudança da nomenclatura de Entorno para Região Metropolitana do Distrito Federal e cobrou empenho dos senadores, deputados federais e governadores envolvidos com a região. Sônia entende que o problema existe e está perto de ser solucionado. “Está tudo pronto, agora precisamos de ações e elas têm que acontecer”, desafiou a parlamentar da região.
A senadora Lúcia Vânia (PSDB), abriu o ciclo de palestras mostrando estudos referentes às rodovias que dão acesso ao Distrito Federal e precisam de intervenção urgente para desafogar o trânsito, principalmente nos horários de pico. A senadora deu ênfase às BRs 040 e 050 e os estudos preveem ruas laterais com passagens e /ou túneis na BR-040 em Valparaíso e ainda a duplicação de Luziânia até Cristalina, e por fim, pela BR-050 a duplicação de Cristalina até Catalão.
Lúcia Vânia apresentou também estudos que mostram a integração de trens de passageiros ligando as cidades do Entorno à estação do Metrô em Brasília, como alternativa para a locomoção dos trabalhadores para o Distrito Federal.
O tema Segurança Pública foi apresentado pelo Coronel Alexandre Freitas. Para ele, o Entorno do DF está planejado, a receita está pronta. “Nós entramos no momento de aviar essa receita”, disse o coronel ao mostrar o planejamento que vai custar 713 milhões só na segurança aos cofres públicos.
Para o Coronel as polícias nunca terão um efetivo ideal e os presídios, hoje, são escolas do crime. No entanto, com os investimentos sugeridos pelo estudo, a região do Entorno terá uma segurança pública aceitável para a sociedade que está acostumada a conviver com os efeitos negativos, impostos pela criminalidade que impera na região.
A anfitriã, a prefeita Lêda Borges, agradeceu a presença de todos e pediu que realmente este estudo chegue às mãos da presidenta Dilma Rousseff e que ela disponibilize os recursos necessários para o Entorno respirar aliviado. “Sei que a presidenta vai acatar esses tantos milhões ai para o Entorno”, profetizou a prefeita de Valparaíso.
Estiveram presentes ainda, representantes do senador Gim Argelo (PTB-D) e o subsecretário do Entorno do DF, Divino Valério Martins.