Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Novo Artigo deputado Padre Ferreira

05 de Agosto de 2009 às 08:49
Benefícios e malefícios do computador

O computador foi o principal responsável pela revolução tecnológica ocorrida no Século 20. O homem deu um salto gigantesco em todas as áreas da ciência, bem como nas relações humanas. O computador de mesa e o portátil permitiram cálculos instantâneos, criação de imagens e facilidade na comunicação.

 

O PC integrou comunidades distantes, favoreceu a globalização. Hoje, do Oiapoque (AP) ao Chuí (RS), dois extremos do Brasil, é possível ter acesso a computadores conectados à internet. As poderosas máquinas de processamento fazem parte hoje do cotidiano da maior parte da população, seja nos países desenvolvidos ou em desenvolvimento, como no Brasil.

 

Os computadores estão instalados em residências, escolas e até as lan houses, febres no País. São crianças, jovens, adultos e idosos que estão conectados. Um novo mundo se abriu a milhões de brasileiros e bilhões de cidadãos de todas as partes do mundo.

 

Porém, toda mudança, mesmo que seja pra melhor, como no caso do uso do computador, provoca danos. Usar as máquinas de maneira excessiva leva perigos à saúde. Sem falar dos males oriundos da internet, uma vez que a rede mundial de computadores que ainda está longe de ter controle de segurança adequado.

 

Em razão disso, a Assembleia Legislativa discute este mês projeto de minha autoria que trata sobre a criação de uma cartilha destinada aos pais e estudantes sobre os cuidados com a saúde em relação ao uso dos PCs. A ideia é que cada órgão competente crie uma cartilha com orientações para ser distribuída gratuitamente aos estudantes das escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio de Goiás.

 

Acredito que a proposta será um avanço para proteger a saúde de nossas crianças e jovens. Médicos advertem que passar horas em frente ao computador coloca em risco a saúde visual e a postura. Pessoas sofrem de tendinite (inflamação nos tendões) devido ao excesso de digitação. A visão também piora com a luz forte dos monitores.

 

A cartilha seria um diferencial no alerta para que os adolescentes se atenham ao risco excessivo do computador. É sabido que parte dos jovens passam horas se comunicando através de programas de troca de mensagens, que exigem muito dos dedos (digitação) e dos olhos (visão). Sem falar que nesta faixa etária o corpo ainda está em formação.

 

O conteúdo da cartilha versará sobre posturas adequadas da cabeça, braços e corpo, bem como distância ideal da visão do campo da tela, além de outras instruções importantes, como períodos de descanso, durante o uso do computador.

 

Mais uma vez vale a máxima de que tudo em excesso é prejudicial. Vamos conectar, mas vamos conectar sem prejudicar nossa saúde.


 

Padre Ferreira é deputado estadual e líder do PSDB na Assembleia

(www.padreferreira.com.br)

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.