Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Teste do coraçãozinho de Hildo do Candango pode passar a ser obrigatório

02 de Maio de 2012 às 09:10

Projeto de Lei  nº 5.440/11, de autoria do deputado Hildo do Candango (PTB), que torna obrigatório o chamado "Teste do Coraçãozinho" em todos os recém-nascidos em berçários de maternidades públicas do Estado já teve aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

O teste consiste no exame de oximetria de pulso. O exame deve ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário e após as primeiras 24 horas de vida da criança, antes da alta hospitalar.

Hildo do Candango justifica a proposta argumentando que a enfermidade denominada cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos apenas após a alta hospitalar, o que resulta em aumento significativo de problemas, podendo até mesmo levar à morte.

O exame é indolor e é utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue. Uma vez detectada alteração na oximetria, a investigação do problema cardiológico é então aprofundada.

A matéria agora aguarda apreciação das Comissões Temáticas da Casa, antes das duas votações em Plenário.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.