Notícias dos Gabinetes
Wagner Siqueira participa da reabertura do zoológico
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, deputado Wagner Siqueira (PMDB) participou na manhã desta sexta-feira, 4, da reabertura no Zoológico de Goiânia com a presença do Prefeito Paulo Garcia (PT), Raphael Cupertino, Diretor do Zoológico, autoridades, segmentos organizados da sociedade e imprensa.
A programação de inauguração será marcada por atividades recreativas e educativas, envolvendo estudantes da Rede Municipal de Educação, que farão visitas monitoradas, e participarão de programação recreativa. Haverá também apresentações artísticas. No sábado, dia 5, às 18 horas, a Orquestra Sinfônica de Goiânia fará um concerto especial. No domingo, 6, o show será da Galinha
Pintadinha, às 17 horas. As apresentações serão realizadas na Praça General Joaquim Xavier Curado (ao lado do Corpo de Bombeiros) para não estressar os animais.
O objetivo é mostrar as obras e adaptações que foram feitas nos recintos dos animais e em outros locais do zoo, voltados para o bem-estar e a segurança dos bichos. Waguinho percorreu todo o parque, conhecendo as obras, que atendem um novo conceito. O Zoo Gyn hoje é constituído com um plantel de 522 animais pertencentes a 154 espécies, entre mamíferos, aves e répteis.
Programação
No sábado e no domingo serão realizadas visitas monitoradas de estudantes de escolas municipais. Os estudantes participarão de atividades recreativas, como jogo de queimada, futebol de golzinho, pernas de pau, corrida de saco, jogos de salão, amarelinha, oficina de pintura, pula corda e pula elástico. A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) levará o Ecomóvel ao Parque Zoológico. Com capacidade para 30 crianças, o veículo permanecerá no Lago das Rosas, com exibição de filmes educativos. Haverá também oficina reciclável e distribuição de mudas.
A Secretaria Municipal de Cultura também participará das atividades, com oficina de artes, de hip hop e de capoeira. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) levará o programa Coleta Seletiva para o parque. Serão demonstrados também os móveis e brinquedos feitos com material reciclável, como jogos de sofá, poltronas e palhaço confeccionados com garrafas pet, e brinquedos, como maracá, corrupioi, bilboquê e vaivém.
Bem-estar
O Parque Zoológico de Goiânia foi remodelado com um novo conceito para o segmento, onde bem-estar animal, pesquisa, educação e conservação ambiental norteiam as atividades deste reformulado equipamento de lazer e entretenimento. No lugar de grades e jaulas, vidros blindados e viveiro de imersão reproduzem com fidelidade o habitat das espécies. Esse procedimento vem sendo adotado nos zoológicos mais modernos do Brasil.
Os vidros servem de isolamento acústico ocasionando menores índices de estresse aos animais, além de proteção para que as pessoas não joguem alimentos dentro dos recintos. No novo zoo, espécies em extinção recebem cuidados especiais para reprodução e pesquisa.
O caráter de simples exposição foi substituído pela preocupação em manter a convivência harmônica e equilibrada entre fauna e flora, recursos naturais e o homem. A principal característica do parque é inserir os animais cativos em sistema de semi-liberdade, com recintos espaçosos, que privilegiam o bem estar animal e ao mesmo tempo tenham menos barreiras visuais para o público.
Um novo ambulatório veterinário apresenta estrutura para atender as necessidades do parque com salas de preparo, cirurgia, RX, necropsia, de forma a suprir todas as necessidades dos animais. O zoológico possui uma equipe especializada de biólogos, veterinários e educadores ambientais, que proporcionam aos visitantes uma perfeita harmonia entre homem e natureza. Tudo está preparado para que o visitante receba informações através dos educadores ambientais, de placas ilustrativas com fácil leitura, que cooperem
no objetivo de cumprir uma das principais metas: a educação ambiental.
Visitas monitoradas
Segundo Wagner Siqueira em todo mundo os animais vem sofrendo diariamente agressões de diversos modos. Os zoológicos vêm se especializando e adequando para se manter e reproduzir espécies de animais, de uma forma legal e com objetivos concretos. O cuidado com a preservação das espécies que estão sendo ameaçadas de extinção, e com objetivos de reprodução, aumenta as populações e também possibilita um maior conhecimento dessas espécies e isso é muito importante para que se possibilite a criação de programas de reintrodução de animais na natureza, que foram nascidos em cativeiros, comenta Waguinho.