Notícias dos Gabinetes
Parlamentar defende a volta do auxílio-natalidade
Nascer com dignidade, garantindo desde cedo o direito da criança. É assim que a deputada estadual Sônia Chaves (PSDB) defende que seja concedido o benefício auxílio-natalidade às servidoras públicas em razão do nascimento de filhos, inclusive no caso de natimorto (criança que nasce sem vida).
A sugestão foi encaminhada ao governador Marconi Perillo (PSDB) para que envie projeto com este objetivo à Assembleia Legislativa. A deputada defende ainda que o benefício pode auxiliar nas despesas decorrentes do parto. “Este bônus possibilitará o atendimento às mães servidoras nesse momento especial da maternidade, principalmente, nos primeiros meses do nascimento ou da adoção de um filho que requer sempre gastos maiores”, explica Sônia.
De acordo com a proposta, no caso de morte do recém-nascido o auxílio poderá ser revertido em apoio psicossocial à mãe. Tal benefício já era concedido, mas foi suspenso e agora com a sugestão da deputada poderá voltar a ser uma realidade. A ideia prevê também que em caso da mãe não sendo servidora, o auxílio será requerido pelo pai, na condição de servidor.