Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves e Leda Borges prestigiam congresso do PSDB Mulher
Com a participação de mais de mil filiadas, além de membros da Executiva nacional do partido e outras personalidades da sigla, o PSDB promoveu o Congresso Nacional do PSDB-Mulher no último final de semana em Recife (PE). A região do Entorno do Distrito Federal foi representada no evento pela deputada Sônia Chaves e a prefeita de Valparaíso, Leda Borges. “Foi um momento ímpar em nossas vidas já que pudemos discutir e ampliar as diretrizes do partido para este ano de eleições”, destacou Sônia Chaves.
Antes do início das oficinas de capacitação para as mulheres do partido, as congressistas conversaram com a presidente nacional do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira; com a ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius; além da cientista política e pesquisadora Jussara Reis Prá.
Yeda Crusius, uma das lideranças femininas mais importantes do PSDB, falou sobre a sua experiência a frente de um Governo estadual. Ela contou como driblou as dificuldades e ressaltou a discriminação que ainda há contra as mulheres no Brasil.
“É preciso muita força para superar todas as adversidades. É importante pegar lugares que valorizam a participação feminina na política como exemplo. A nova composição ministerial da França conta com 50% de mulheres”, analisou.
O PSDB-Mulher concluiu o seu congresso com a “Carta de Recife”, que define o alicerce para a campanha eleitoral de outubro deste ano. Após as mesas temáticas, que complementaram a capacitação de candidatas do partido, a presidente do núcleo feminino da legenda, Thelma de Oliveira, divulgou o documento com as diretrizes votadas pelas próprias participantes.
À tarde, temas como “Gênero, Pobreza e Assistência Social”, “Saúde da Mulher Gravidez na Adolescência” e “Os Novos Meios de Participação na Política e o PSDB” foram discutidos com as mais de mil participantes que estiveram presentes na capital pernambucana nos dias 18 e 19 de maio.
Aécio Neves é ovacionado
“O PSDB pode olhar para trás e dizer que, se somos um país mais justo socialmente, isso começou com nosso trabalho”. De acordo com o congressista, o partido tem grandes quadros que contribuíram de maneira definitiva na melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Ele citou nomes como Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso.
“Com essa reorganização, o PSDB volta a assumir seu papel de partido protagonista na vida dos brasileiros”, avaliou o senador.
Ovacionado pelo público, Aécio Neves também defendeu que uma parcela do fundo partidário seja usada para ajudar as campanhas das mulheres, aumentando, assim, a participação feminina dentro do PSDB.
“Fico muito feliz em ver tantas candidatas do PSDB. Não podemos nos impressionar com a popularidade da presidente Dilma Rousseff porque popularidade é igual a colesterol: existe o bom e o ruim. A popularidade é ruim quando faz com que o governante se acomode e não conclua reformas mais profundas”, destacou.