Notícias dos Gabinetes
Romilton Moraes orienta eleitores sobre prazo de transferências e regularização de títulos
O deputado estadual Romilton Moraes (PMDB), continua incentivando em cada cidade de sua base eleitoral, os jovens com idade entre 16 e 17 anos a tirarem seus títulos de eleitor e participarem das eleições deste ano. De acordo com o parlamentar, o número de jovens com essa idade diminuiu muito nos últimos anos conforme apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Romilton Moraes ressalta que a campanha realizada pelo TSE foi fundamental para esclarecer aos jovens a importância de participarem da vida eleitoral do país. “Nós políticos, somos eleitos pelo voto dos eleitores e os jovens têm grande participação. Precisamos de um envolvimento maior da juventude”, finalizou Moraes.
No dia 8 de maio, termina o prazo para nova inscrição eleitoral ou transferência de domicílio e para regularização do título do eleitor que mudou de endereço dentro da mesma cidade. O eleitor portador de necessidades especiais também tem até o dia 8 para solicitar seção eleitoral especial.
O artigo 14 da Constituição Federal prevê que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Já para os maiores de 70 anos, os analfabetos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, o alistamento é facultativo.