Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto traz a Goiás modelo pernambucano de ensino
Coordenador do comitê regional do Todos Pela Educação em Goiás, o deputado Thiago Peixoto (PMDB) organiza para a próxima terça-feira, 18, duas palestras que ilustrarão a experiência educacional pernambucana. Os convidados são o presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação e ex-presidente da Philips na América Latina, Marcos Magalhães, e a secretária executiva de Gestão da Rede (Educação) de Pernambuco, Margareth Zaponi.
Marcos irá falar do Ginásio Pernambucano, a mais tradicional de Pernambuco – é a escola mais antiga em funcionamento da América Latina e que já formou nomes como os escritores Ariano Suassuna e Clarice Lispector. Em 1998, no entanto, toda a importância histórica do prédio não conseguiu evitar sua interdição. No ano de 2000, Marcos Magalhães articulou junto ao setor público e privado e, com a ajuda de educadores, possibilitou a reforma do local.
Reforma educacional
A repaginação do Ginásio Pernambucano não ficou restrita somente à estrutura física. Em 2004 o espaço foi reinaugurado como Centro de Ensino Experimental de Ensino (CEE). A reforma educacional proporcionou aos alunos atendimento em tempo integral, treinamento e elevação salarial para os professores (inclusive com o Bônus por desempenho, idéia defendida em Goiás por Thiago), aperfeiçoamento da gestão, controle social e integração comunitária.
Em abril último o deputado peemedebista pode conhecer de perto o Ginásio Pernambucano, onde foi recebido pela direção da escola. Na época, Thiago também se reuniu com Margareth Zaponi e com o titular da pasta, Danilo Cabral.
A experiência de sucesso do primeiro CEE se multiplicou naquele Estado. Hoje o governo já oferece um ensino público eficiente, nos moldes do Ginásio Pernambucano, em mais doze unidades de CEE’s. E é sobre isso que Margareth Zaponi falará: políticas públicas arrojadas para uma Educação de qualidade.