Notícias dos Gabinetes
Santa Casa recebe recursos da OVG previstos em emenda orçamentária de Francisco Jr
A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia recebeu nesta terça-feira, 14, um repasse de R$ 80 mil da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás) feito pessoalmente pela primeira dama de Goiás, Valéria Perillo. Os recursos ao hospital foram destinados por uma emenda orçamentária do deputado estadual Francisco Júnior (PSD) apresentada em 2011 e serão utilizados para adquirir um novo aparelho de Raio X e um desfibrilador para o atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).
Segundo Francisco Júnior os aparelhos auxiliarão nos serviços médicos buscados por muitas pessoas carentes, que vão ao hospital por não terem condições de realizar um atendimento na rede particular. “Sabemos da importância da Santa Casa para a saúde pública no Estado. É um hospital de referência, que faz parte da história de Goiás, sendo fundamental também no desenvolvimento da pesquisa e do ensino. Por isso todo auxílio reflete em melhorias para a população”, afirma o deputado.
O diretor-geral do hospital, Sérgio Antônio Machado, afirma que a Santa Casa possui apenas dois aparelhos de Raio X em funcionamento atualmente. Segundo o diretor, com a aquisição do novo equipamento serão realizados de 100 a 120 exames por dia, voltando assim à quantidade de procedimentos que eram realizados antes de uma das máquinas do hospital estragar.
A Santa Casa é uma instituição filantrópica, criada em 1937, mesmo ano da fundação de Goiânia, pela Sociedade São Vicente de Paulo, entidade ligada à Igreja Católica. Em 2011, o hospital chegou a atender um milhão de pessoas de todo o Estado, realizando 14 mil cirurgias e 240 mil consultas médicas especializadas.