Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves defende a consciência negra em artigo no Diário da Manhã
Os leitores do Jornal Diário da Manhã podem acompanhar na edição desta terça-feira,20, artigo assinado pela deputada Sônia Chaves (PSDB) que defende o papel do negro na sociedade. O texto remete a data de hoje, em que se comemora o Dia da Consciência Negra.
No artigo, a deputada destaca no título que o “O Brasil só vai se consolidar como nação desenvolvida com negros mais conscientes”. Citando Nelson Mandela, Sônia Chaves lembra que “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."
A deputada lembra também que “é hora de enxugarmos as lágrimas, guardamos as cicatrizes para assumirmos importantes postos no Brasil. Se já lamentamos, se já derramamos sangue agora que já mostramos ao mundo do que somos capazes, o negro brasileiro pode ir muito mais longe tirando dos calabouços do passado forças para contribuir com uma nação melhor, afinal está página de sofrimento deve ser virada e documentada para as atuais gerações entenderem nosso contexto social”,
No final de texto, ela enfatiza a batalha e luta de quem contribui para a luta do negro. “Quero me dirigir nesta data a muitos “Zumbis dos Palmares” anônimos espalhados por este Brasil com dimensões continentais, que também lutam para mostrar ao mundo que muito temos para contribuir, que juntos somos fortes e destemidos e podemos dar o melhor como profissionais, seja na medicina, na política, na cultura, na educação ou qualquer outra área. Mas não poderíamos também deixar de ressaltar que este 20 de novembro não deve ficar preso apenas a um dia, devemos nos lembrar desta data todos os dias, para que sirva como disse anteriormente não para lamentações para que tenhamos forçar para cada degrau vencido galgarmos os que ainda estão por vir. Axé, axé ao negro brasileiro”, encerra.