Notícias dos Gabinetes
Aprovado projeto que torna obrigatória exame médico em academias
Foi aprovado nesta quinta-feira, 22, em segunda e definitiva votação, projeto nº 4.855, de autoria do deputado Ademir Menezes (PSD) que torna obrigatória a apresentação de exame médico para a realização de matrículas em academias de ginástica. O projeto segue para sanção do governador Marconi Perillo (PSDB).
Segundo Ademir Menezes, o objetivo do projeto é dar segurança tanto às academias quanto às pessoas que querem praticar exercícios físicos, assegurando que quem deseja se exercitar esteja apto a realizar tal atividade. “A realização do exame médico tranquiliza ambas as partes”, afirma o parlamentar.
Ademir Menezes frisa que a legislação deve incentivar a prática da realização de exames médicos com frequência, o que impacta positivamente na saúde da população. “Se as academias passam a exigir, pouco a pouco as pessoas passam a se conscientizar”, acredita.
Segundo o projeto, o exame médico é imprescindível antes de iniciar qualquer atividade física e o médico é quem deve definir quais e quantos tipos de exames ou testes são necessários, o que dependerá do estado de saúde do indivíduo e outros fatores como faixa etária, sexo, peso, altura, histórico e outros.
Ainda de acordo com o projeto, apesar do teste de esforço físico ser um exame não-invasivo e que apresenta baixos índices de complicações na população, por si só não garante segurança ao pacientes, além do mais existem contra-indicações e podem ocorrer a presença de resultados falsos positivos e falsos negativos.