Karlos Cabral representa Legislativo em Seminário

29 de Novembro de 2012 às 12:55

O presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia e membro da Comissão de Supervisão e Regulamentação da AGR, deputado Karlos Cabral, participou como representante do Legislativo do 2º Seminário Goiano de Regulamentação da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR). O evento aconteceu no último dia 22 novembro, no auditório do CDL com o objetivo de apresentar e discutir com a sociedade, etapas da reestruturação do sistema de transporte em Goiás e no entorno do Distrito Federal (DF).

Essa reestruturação está sendo realizada por um convênio com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes - Ceftru/UNB. Através de estudos permitiu-se desenvolver um novo modelo de operação do sistema e o Marco Regulatório do Transporte Intermunicipal.

Em dezembro está previsto a publicação do edital de licitação das linhas, a minuta do edital e todos os seus anexos encontra-se no site da Agência (www.agr.go.gov.br). Pode ser consultado até o dia 21 de janeiro de 2013 e os usuários e interessados podem contribuir com sugestões a respeito do edital pelo e-mail: consultaeditaltrip@agr.go.gov.br.

Participaram da mesa diretiva do evento o presidente do Conselho Regulador da AGR, Humberto Tannús Júnior, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Intermunicipal e Interestadual do Estado de Goiás - Setrinpe, Umberto Pereira da Cruz Cardoso, o secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vasquez, diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, Ivo Borges de Lima e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Turístico, José Bueno da Silva.

Para Humberto Tannús Júnior, “este seminário tem o trabalho de viabilizar a solução do transporte de passageiros em Brasília, nas cidades do entorno do DF e no Estado de Goiás”. Para ele é um momento histórico para o Estado, pois tem início agora a construção de um sistema de transporte público de qualidade que deve ser referência para o resto do país. Já José Bueno da Silva aproveitou a oportunidade para pedir melhores condições na aquisição de novos ônibus. Umas das propostas cobradas é a diminuição por parte do Governo do ICMS na compra de frota para transportar com segurança e mais qualidade o usuário.

Hoje, o sistema é atendido por 522 linhas, operadas por 36 empresas e que transportam 12,4 milhões de passageiros. Em média, 31% das linhas encontram-se paralisadas. Há ainda linhas sobrepostas, municípios não atendidos e a ocorrência do transporte clandestino, que representa uma grave ameaça à segurança da população. A AGR vai licitar 214 linhas divididas em sete lotes, que correspondem a sete eixos estruturais. Esse novo sistema permitirá transportar 64,8 mil passageiros por dia, totalizando 15 milhões por ano, com a realização de 1.502 viagens diárias e 45.060 mensais.

O deputado Karlos Cabral salienta que é uma grande oportunidade que o Governo tem de melhorar esse serviço. A concorrência do mercado vai proporcionar um transporte de mais qualidade para a população. “Ampliar a qualidade do serviço oferecido é uma forma de demostrar respeito com a sociedade, oferecendo ônibus mais novos, com tarifas mais acessíveis que proporcionem ao usuário mais segurança, conforto e comodidade. Isso é o que pretendemos realizar com este seminário”.