Sessão especial presta homenagens a Engenheiros Agrônomos e Biomédicos

29 de Novembro de 2012 às 16:00

A sessão foi realizada, na última sexta-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. De autoria do deputado e líder da bancada do PT na Casa, Karlos Cabral, a propositura da sessão em homenagem ao dia do Engenheiro Agrônomo e ao dia do Biomédico ressalta a relevância e o papel fundamental dos profissionais destas duas categorias.

A mesa da solenidade foi composta pelo deputado estadual Karlos Cabral, autor da propositura, pelo também deputado José Vitti (DEM) que presidiu a sessão, o assessor parlamentar e representante do senador Cyro Miranda, Joaquim Lemos e a representante do prefeito Paulo Garcia, a presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Mayza Toledo.

Os engenheiros agrônomos Cleo João Hemielewski, Élcio Barbosa de Oliveira, Rafael Pereira Duarte e os biomédicos, Marcus Vinicius de Oliveira e Cristhiane Campos Marques de Oliveira foram os profissionais homenageados por Karlos Cabral. Na ocasião o deputado José Vitti indicou o engenheiro agrônomo José Dalber de Oliveira Pinheiro para também receber a Medalha de Mérito Legislativo, que é a condecoração máxima concedida pelo Poder Legislativo goiano.

O reconhecimento destas duas atividades é um exemplo de importantes transformações e desenvolvimento do nosso país. Karlos Cabral analisa que vivemos em um período de comemoração e de preocupação, pois nunca se exportou e produziu tanto como agora. Fruto de uma política de expansão de nossas exportações, fortalecida pelo ex-presidente Lula e que a presidenta Dilma, continua com competência.

José Dalber de Oliveira, engenheiro agrônomo agradeceu tal honraria em nome de todos profissionais e destacou a técnica de plantio direto que é uma forma diferenciada de manejo do solo, que visa diminuir o impacto da agricultura, das máquinas agrícolas no mesmo, diminuindo os custos de produção e o impacto ambiental. Dalber reforça que através dessa técnica podemos perceber o desenvolvimento que tivemos na área agrícola no nosso Estado. “O cerrado tem exportado técnicas de plantação e trato de lavouras para o mundo”.

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC, natural de Caiapônia, região Sudoeste do Estado, Marcus Vinícius falou em nome dos biomédicos homenageados. Salientou o caminho percorrido como profissional, as dificuldades superadas e a melhoria na qualidade de vida, que pôde proporcionar a população de sua cidade com o seu trabalho. Hoje por sua atuação destacada, se elegeu como vice-prefeito de Caiapônia pelo PT. “O Biomédico é responsável pelo diagnóstico que muitas vezes salvam vidas, finalizou Marcus Vinícius”.

Karlos Cabral reconhece o fortalecimento das duas categorias e parabeniza aos homenageados que de alguma maneira, ajudaram a fazer destas profissões, atividades promissoras e imprescindíveis para o crescimento do nosso Estado proporcionando uma qualidade de vida digna à população.