Notícias dos Gabinetes
Sônia chaves recebe garantia de secretário para melhorar presídios do Entorno
Preocupada com a realidade enfrentada pelos presídios da região do Entorno do Distrito Federal, a deputada estadual Sônia Chaves (PSDB) acompanhou no último sábado,1º, a visita do secretário estadual de Segurança Pública, Joaquim Mesquita às unidades carcerárias das cidades de Valparaíso e Novo Gama, que estão com as obras de ampliação em andamento.
Com capacidade acima do ideal o secretário garantiu providências para solucionar o problema dos presídios. A ideia é construir mais 24 celas nas duas unidades até abril de 2013.
Para Sônia Chaves, a medida vai garantir mais dignidade aos detentos. “O Estado precisa devolver estas pessoas a sociedade, mas recuperadas e para isso é preciso que elas também sejam tratadas como cidadãs, e o governador Marconi Perillo juntamente com sua equipe, como o secretário Joaquim Mesquita tem demonstrado esta preocupação”, ressaltou a parlamentar.
O secretário chegou acompanhado de uma comissão composta pelo gerente de engenharia da Agência Prisional Marcus Paturi, superintendente da Polícia Judiciária Carlos Teixeira, delegado regional de Polícia Civil, Joaquim Adorno, comandante do 19º BPM de Novo Gama Major Santana e o comandante Regional da Polícia Militar Coronel Dragalzew.
Em Valparaíso a cadeia tem oito celas com capacidade para 90 detentos, mas a unidade abriga 120. Já em Novo Gama a situação é ainda pior. Um espaço para 16 pessoas é dividido por 140 presos, dos quais 44 são condenados e dividem 10 celas.
Sônia Chaves e o secretário visitaram também o 19º BPM, o Ciops do Setor Lunabel, onde ele conheceu o terreno destinado a construção do quartel do Corpo de Bombeiros. No local, a deputada aproveitou para reforçar ao secretário, o atendimento de outra reivindicação antiga, que é a instalação de mais uma nova Central de Flagrantes em Novo Gama. Atualmente para registrar uma ocorrência os moradores precisam se deslocar até a única existente, no Jardim Ingá.
A deputada levou ainda o secretário até o setor de chácaras Araguaia onde será construído o novo presídio de Novo Gama. O projeto atende um pedido da deputada ao Governador e prevê a construção de uma unidade com 300 vagas. A obra está orçada em R$ 9.755.231,69, com previsão de entrega para março de 2014. “Sem dúvida nosso sonho é construir mais escolas no lugar deste presídio, mas não podemos negar que a criminalidade é uma triste realidade e só assim podemos vencê-la, mas tenho certeza que quando tivermos uma Educação de qualidade, teremos cidadãos longe do mundo do crime”, ponderou a deputada.
Após Novo Gama e Valparaíso, Joaquim Mesquita seguiu para visitar as unidade de Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas, que também passam por obras de ampliação.