Cilene atua na liberação de recursos para o Campus da UFG de Jataí

07 de Julho de 2008 às 16:37
Uma das principais preocupações da deputada Cilene Guimarães, do PR, em sua atuação parlamentar, refere-se ao setor educacional. Nas diversas ações no primeiro semestre desse ano junto ao Governo do Estado e a Assembléia Legislativa uma meta foi alcançada: é a liberação de recursos estaduais para a Fundação de Jataí, mantenedora do Campus da UFG.

Antes do início do recesso de meio de ano o Governo Estadual enviou a Assembléia Legislativa, e foi aprovado por unanimidade dos parlamentares, pedido de autorização para a liberação de recursos da ordem R$ 2.040.000,00 (dois milhões e quarenta mil reais) para a Fundação. Esses recursos serão liberados em 12 parcelas mensais de R$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais). A deputada Cilene Guimarães, que havia sugerido ao Governo a liberação dessa verba, foi a relatora da proposta e deu parecer favorável.

Cilene Guimarães destaca que o Campus oferece inúmeros cursos para milhares de alunos de toda a Região Sudoeste de Goiás, através de um trabalho em parceria entre União, Estado e Município. Com isso, evita-se o deslocamento desses jovens para outros centros na busca de ensino superior. Entretanto, havia um atraso na liberação de recursos estaduais, sobrecarregando a Prefeitura de Jataí, que vinha arcando com esse ônus, e prejudicando o bom funcionamento da unidade de ensino.

A parlamentar salienta ainda que continua na luta pela ampliação do Campus, com a criação de mais cursos, e pela implantação da Universidade Federal do Sudoeste Goiano. Proposta essa que tramita no Congresso Nacional.