Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Sônia Chaves pede urgência na promoção de bombeiros que lidaram com o Césio

12 de Dezembro de 2012 às 14:00

A deputada Sônia Chaves (PSDB) encaminhou expediente ao governador Marconi Perillo solicitando que seja enviado à Assembleia Legislativa os projetos de leis que tratam da promoção por ato de bravura dos bombeiros militares que atuaram durante o acidente radiológico com Césio 137, em 1987, e que reconhece as respectivas vítimas.

“Estamos confiantes de que o Governador vai atender nossa solicitação, sobretudo porque ele é um homem sensível a esta causa. As pessoas e as vítimas deste acidente que marcaram nosso Estado merecem, de fato, todo reconhecimento e atenção do Poder Público”, defende a deputada.

A deputada reforça ainda que tal medida se faz necessária justamente porque, neste ano, Goiás relembra os 25 anos da tragédia.

Na manhã de 13 de setembro de 1987, um domingo, os catadores de materiais recicláveis Kardec, Wagner e Roberto foram ao antigo Instituto Goiano de Radiologia, abandonado na região central de Goiânia, e levaram um aparelho radiológico de mais de 100 kg, de onde seriam retirados chumbo e outros elementos. Já no primeiro dia, depois de abrirem a cápsula, os dois começaram a apresentar sintomas da radiação.

A Associação de Vítimas do Césio 137 estima que mais de 6.000 pessoas foram atingidas pela radiação, e que pelo menos 60 já morreram em decorrência do acidente. Quem teve contato mesmo que indireto com o material ainda sofre as marcas da tragédia.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.