Notícias dos Gabinetes
Cooperativa de Niquelândia recebe título de utilidade pública
A Cooperativa Agropecuária dos Produtores Familiares de Niquelândia (Cooperago Familiar) recebeu, nesta segunda-feira, 25, das mãos do deputado estadual Francisco Júnior (PSD), o título de Utilidade Pública Estadual. Proposto pelo deputado, em 2012, em forma de projeto de lei, o título vai permitir à cooperativa realizar parcerias com instituições públicas e buscar investimentos, principalmente para a exportação de seus produtos.
Entre os principais produtos comercializados pela cooperativa estão polpas de frutas, panificados e derivados do leite, que são produzidos por 180 famílias da cidade, na região Norte do Estado.
Francisco Júnior, presidente da Comissão de Agricultura Pecuária e Cooperativismo da Assembleia, afirma que a concessão do título é uma forma de incentivar os trabalhos dos produtores. “Essa entidade faz um trabalho muito importante na região. Sei que os produtores têm muitas dificuldades, principalmente em comercializar seus produtos. E esse apoio facilita o processo”, disse o deputado.
O presidente da Cooperagro Familiar, Cirino Vicente Ferreira, recebeu o título das mãos do deputado e explicou que hoje quase a totalidade dos produtos são comercializados dentro do próprio município. “Grande parte vai para a merenda das escolas de Niquelândia. Estamos querendo fornecer para Brasília, esse título vai ajudar muito para conseguir recursos e convênios que facilitem isso“, explica o presidente.
A Cooperagro Familiar de Niquelândia foi fundada no ano de 2003, com o objetivo de ajudar os pequenos produtores da cidade e da região. Entre suas funções estão a comercialização dos produtos, a assistência tecnológica, a obtenção de recursos para investimentos, como financiamentos, entre outras. Segundo o presidente da cooperativa, muitas famílias de Niquelândia tem nessa atividade sua única fonte de renda.