Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Francisco Jr quer debate com população sobre corredores do transporte coletivo

20 de Março de 2013 às 15:00
Entrevistado no Programa Clube da Notícia na Rádio 730 AM, o deputado lembra soluções para a falta de vagas de estacionamento como o incentivo a criação de estacionamentos verticais.

Entrevistado nesta quarta-feira, 20, no Programa Clube da Notícia na Rádio 730 AM, o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) questionou a implantação dos corredores para ônibus em Goiânia sem a participação popular. Como solução para a reclamação dos moradores e comerciantes da região, o parlamentar citou a lei de sua autoria, ainda como vereador da Capital, que incentiva a criação de estacionamentos verticais, para ajudar na fluidez do trânsito.

O primeiro dos novos corredores do transporte coletivo em Goiânia foi implantado em julho do ano passado na Avenida Universitária ligando a Praça Cívica ao Terminal Novo Mundo. Os comerciantes e moradores não ficaram satisfeitos com a mudança e realizaram diversos protestos, principalmente por causa da proibição de estacionar. “A população chegou a queimar pneus no meio da rua”, lembra Francisco Júnior.

Agora a implantação está sendo feita na Avenida T-63, do Parque Anhanguera ao setor Pedro Ludovico e, para o deputado, a falta de planejamento e discussão com a população envolvida diretamente na mudança é o principal problema. “Precisa ter um planejamento e necessariamente participação. Não se pode chegar à região e fazer as mudanças. E isso também aconteceu na Avenida Universitária”, afirmou Francisco Júnior durante a entrevista.

O deputado explicou que não foi discutido onde colocar os carros que estacionavam nessas avenidas, e que é necessário criar um plano de estacionamentos. “Segundo a lei que está aprovada e infelizmente não foi implantada, pode-se construir estacionamentos verticais, uma realidade que existe no mundo inteiro e Goiânia não tem. Também podemos aproveitar o subsolo como estacionamento. A Espanha inteira implantou o transporte coletivo fazendo estacionamentos subterrâneos” disse Francisco Júnior.

Com a implantação dos corredores de ônibus, os carros estacionados ou que trafegam na faixa destinada ao transporte coletivo são multados, a não ser que façam a conversão à direita. Segundo dados divulgados pelo jornal O Popular, de novembro de 2012 a fevereiro deste ano foram aplicadas 22.063 multas no Corredor Universitário. Uma média de 262 infrações flagradas por dia. “Não tem como pensar a melhor forma de usar a rua sem pensar no carro que está lá estacionado”, afirmou o deputado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.