Notícias dos Gabinetes
Thiago e especialistas em Educação discutem gestão de escola estadual
Escola Estadual Edmundo Rocha. É este o nome da unidade de ensino localizada na Vila Mutirão, região Noroeste da Capital, e que tem um modelo de gestão que se tornou exemplo para mais de três centenas de participantes – entre professores, diretores e universitários – do I Seminário Internacional de Reforma Educacional, realizado em Goiânia no último dia 23 de abril.
A maneira como trabalham o diretor Marcelo Oliveira e sua equipe, a forma com que lidam com os recursos financeiros – sempre insuficientes –, o planejamento estratégico feito pelos educadores e o estabelecimento de metas que norteiam a atuação dos professores foram amplamente detalhados pelo próprio diretor durante o seminário coordenado pelo deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB).
Especialistas do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, como Patrícia Mota e Norman Gall, acompanhados do parlamentar peemedebista e de jovens empresários foram conhecer a escola e conferir, de perto, as ações que têm resultado em um melhor aprendizado por parte dos alunos.
Gestão compartilhada
Em uma reunião realizada dentro de uma sala de aula, o diretor informou que a gestão ali era feita de maneira compartilhada. Também tinham voz nas decisões o vice e os coordenadores. Citou ainda algumas metas, como a que estabelece que 90% dos alunos deverão ser aprovados, em 2008, em todas as disciplinas. Em 2007 este índice era de 80%. A Escola Edmundo Rocha chegou a 85%.
Marcelo Oliveira contou que a comunidade local também é ouvida no gerenciamento dos recursos. Ou seja, tem total liberdade para opinar onde devem ser feitos determinados investimentos. Ele detalhou o processo de pesquisas qualitativas que são feitas com moradores da região e pais dos alunos para saber qual o nível de satisfação com a unidade de ensino e quais são as deficiências que ainda precisam ser sanadas.
Nesta reunião informal, o diretor ressaltou que durante o seu mandato não quer apenas transformar a Escola Estadual Edmundo Rocha na melhor unidade de ensino da região Noroeste, mas também colocá-la, até 2010, como uma das dez melhores escolas públicas classificadas pelo Enem, o Exame Nacional de Ensino Médio. “O que o professor Marcelo faz aqui nada mais é do que colocar em prática muitas propostas que foram expostas no seminário pelos palestrantes. Prova de que o esforço em mudar a realidade da Educação na nossa cidade e no nosso Estado vale a pena”, avaliou Thiago Peixoto.