Notícias dos Gabinetes
Thiago apresenta "ilha" de Educação de qualidade em Goiás a Marcos Magalhães
Ao vir a Goiânia para ministrar palestra em que contou sua experiência educacional inovadora no Ginásio Pernambucano, o presidente do Instituto de Co-responsabilidade Educacional, Marcos Magalhães, aproveitou para conhecer a Escola Estadual Edmundo Rocha, na Vila Mutirão, junto com o deputado Thiago Peixoto (PMDB). Ficaram satisfeitos com o que viram. Tanto que Marcos convidou o diretor do colégio, professor Marcelo de Oliveira, para ir à Recife se inteirar de todas as mudanças implantadas na rede educacional.
Que a Educação em Goiás vai de mal a pior não é novidade pra ninguém. Então qual o motivo da satisfação de Thiago e de Magalhães após a visita a uma escola estadual da periferia de Goiânia? A resposta está no fato de o colégio ser uma verdadeira "ilha" de qualidade na rede pública goiana. "Ela consegue, dia após dia, superar as dificuldades com gestão compromissada e eficiente", elogiou o deputado do PMDB.
Ao chegar à escola, professor Marcelo percebeu uma diversidade muito grande entre os alunos. Resolveu então dividi-los em três grupos. O primeiro era o dos que queriam estudar e conquistar uma vaga em uma grande universidade; o segundo era o dos que queriam alcançar o mercado de trabalho; e o terceiro era daqueles que não tinham perspectiva de vida alguma.
Inovação
Logo depois, Marcelo ganhou as eleições para diretor da unidade e começou uma revolução no local integrando comunidade e escola. "Assim nosso colégio ficou mais forte e pode realizar ações concretas e positivas em prol dos alunos", comentou o professor. Ele também levou a escola até para a feira livre do bairro: montou uma banca em que "vendiam" apenas conhecimento e onde dialogava diretamente com os pais dos alunos.
Outra inovação da escola foi "semestralizar" o currículo escolar dos estudantes do Ensino Médio. Marcelo percebeu que um ano era uma "eternidade" para os adolescentes e isso os desestimulava a estudar. Com a mudança, os alunos responderam positivamente e passaram a encarar melhor os estudos.