Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto viabiliza parceria entre Paço, Furnas e Eletrobrás

02 de Julho de 2008 às 14:38
ACESSE: WWW.THIAGOPEIXOTO.COM.BR

A Prefeitura de Goiânia, Furnas Centrais Elétricas e Centrais Elétricas Brasileiras S/A – Eletrobrás, assinam, nesta quinta-feira, às 9 horas, no Paço Municipal, contrato para eficiência energética da iluminação pública da Capital coordenado pelo Programa Nacional de Iluminação Pública – Procel Reluz.

O evento tem um significado que vai além da mera celebração de um contrato entre o poder público e as empresas de energia. Quem explica é o secretário de Governo, Thiago Peixoto, responsável por conduzir os acertos finais desta parceria: "Goiânia se tornou cidade modelo na implantação do projeto ReLuz. Vem conseguindo, ano a ano, reduzir drasticamente o consumo de energia. Não por acaso, já recebemos um prêmio concedido pela Procel/Eletrobrás por termos atingido um patamar de referência para outros municípios brasileiros."

De acordo com Thiago Peixoto, a assinatura do contrato entre Paço, Furnas e Eletrobrás também tem como objetivo difundir para as outras 245 cidades goianas o êxito que a Capital vem atingindo dentro do projeto ReLuz e assim, servir de exemplo e estimular os demais administradores públicos a viabilizar contratos semelhantes. "É interesse da Eletrobrás expandir o ReLuz. Por isso fizemos questão de convidar, para este evento, todos os prefeitos do interior, além de todos os deputados estaduais e federais que representam as mais diversas regiões de Goiás", explicou o titular da Segov, acrescentado que todos poderão, nesta oportunidade, abrir um canal de diálogo com os diretores das estatais de energia.

Em linhas gerais, o ReLuz consiste na troca de lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio, mais eficientes. "Quem ganha é a população. Ganha mais segurança e mais qualidade de vida", diz o secretário. "Assim, o dinheiro que economizamos com iluminação pública pode ser aplicado em outros setores", acrescenta. Estimativas apontaram economia de até R$ 500 mil/mês.

Além de conseguir diminuir o consumo de energia, Thiago lembra ainda que Goiânia tem se destacado dentro do Reluz pela minuciosa e correta prestação de contas que tem feito dos recursos recebidos. Isso também contribuiu, segundo ele, para que a Capital fosse escolhida pela Eletrobrás e Furnas como cidade modelo.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.