Karlos Cabral participa de encontro sobre Fé e Política na Diocese de Goiás

07 de Maio de 2013 às 10:00

O deputado estadual Karlos Cabral, líder do PT na Assembleia Legislativa, participou na manhã da última sexta-feira, 03, na cidade de Goiás, do encontro Fé e Política - O comprometimento dos jovens e a importância dos Conselhos Municipais de Juventude. O evento foi realizado pela Diocese de Goiás em parceria com o mandato do deputado líder petista e reuniu prefeitos e vices, vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, religiosas e pastorais para discutir a importância da implantação de políticas públicas de juventude nos municípios que compõem a Diocese. O encontro contou com a presença da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo.

O idealizador do encontro, Dom Eugênio Rixen, falou da importância de se trabalhar as políticas públicas de juventude com o comprometimento cristão. "O mesmo amor que Jesus doou aos oprimidos e marginalizados, deve nortear as ações do poder público com a juventude", comentou o bispo anfitrião. O bispo ainda destacou a atuação do deputado Karlos Cabral em prol da juventude. "Um parlamentar jovem é mais sensível à causa. E como egresso da Pastoral da Juventude, Karlos tem doado especial atenção ao trabalho para melhoria da condição de vida dos jovens", disse.

Em sua fala, Karlos Cabral lembrou o exemplo de Jesus de Nazaré no amor aos pobres. "Jesus estabeleceu uma relação fraterna com os pobres, oprimidos e até com seus inimigos. Sua atitude foi de escuta, acolhida, sentar-se junto, anúncio, mas também de denúncia das mazelas da sociedade", ressaltou. "A Igreja é chamada constantemente na sociedade a empenhar-se para a transformação das estruturas de injustiça", completou Karlos.

O líder petista, que também compõe a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude, na Assembleia Legislativa, também lembrou da realidade juvenil desafiadora. "Existe uma parcela da população jovem em situação de empobrecimento e vulnerabilidade, marcada principalmente pela classe social e sua localização geográfica", denunciou. "O perfil dos jovens vitimados pela violência chama a atenção: em sua maioria são do sexo masculino, negro, pobre, pertencente das camadas populares", partilhou o deputado.

Severine Macedo explicou aos gestores municipais presentes as principais ações implementadas pelo Governo Federal nos últimos 10 anos para promover políticas públicas de juventude. "Os Governos Lula e Dilma investiram fortemente na elaboração e efetivação de programas que proporcionem melhor qualidade de vida aos jovens", comentou.

A secretária esclareceu os caminhos para se ter acesso aos principais programas para jovens do Governo e Federal e ressaltou a importância da criação dos Conselhos Municipais de Juventude. "Os conselhos são uma forma da sociedade participar e propor ações políticas para os jovens", disse.

Está foi a terceira edição do encontro Fé e Política na Diocese de Goiás. Nas outras duas ocasiões participaram o ministro Gilberto Carvalho e o ex-ministro Patrus Ananias. Cerca de 90 líderes, entre representantes do poder público e da sociedade civil, participaram do encontro desse ano.