Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Educação é destaque em entrevista de Thiago Peixoto à UCG TV

04 de Março de 2010 às 18:23
Acesse: www.thiagopeixoto.com.br

Em recente entrevista ao UCG Notícias, da UCG TV, o deputado Thiago Peixoto (PMDB) comentou temas relacionados à Educação, como vestibular, Enem e Enade. Além disso, criticou o retrocesso no setor público educacional em Goiás nos últimos dez anos. Confira:

Educação goiana

“A Educação de Goiás nos últimos dez anos andou pra trás. E isso eu não digo com base na minha opinião. Digo isso com base em dados concretos do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mostram que a Educação em Goiás não está avançando”.

DRU

“A DRU (Desvinculação de Receitas da União) significa, na prática, só nesse ano, mais de R$ 7 bilhões voltados à Educação. Significa que nos próximos dois anos, 2010 e 2011, nós podemos chegar a um orçamento de mais de R$ 11 bilhões para o setor. Ou seja, é recurso para a Educação. É recurso para investir em escolas, em qualificação de professores, em educação infantil, em universidades. Tudo que nós precisamos nesse sentido. Mas se temos mais recurso, é preciso que eles sejam bem geridos, bem aplicados. Para se ter ideia, hoje os países desenvolvidos investem até 5% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em Educação. No Brasil, nós temos um investimento de 3,5%. Com essa mudança da DRU, nós vamos ter a condição de, talvez, chegar próximo dos 5%, que é o ideal. Temos que entender que vivemos no século XXI, na Economia do Conhecimento, e nós precisamos de muito investimento em Educação, em Ciência, Tecnologia e Pesquisa se quisermos ser competitivos”.

Vestibular
 

“É um mal que hoje é necessário. No entanto, já temos a solução a médio e longo prazo para resolver essa questão: o Enem. Outros países usam métodos de avaliação parecidos com o nosso. Os Estados Unidos, por exemplo, utiliza o SAT (Scholastic Aptitude Test), um sistema de avaliação que é similar ao nosso Enem. O aluno faz a prova ano a ano e a nota obtida nos exames depois serve para ele entrar na faculdade. Acredito que esse é o sistema que deve ser implantado aqui no nosso país a médio e longo prazo. Mas tem que ser algo seguro. Caso contrário, vai gerar todo um processo de fraudes que causam prejuízo à Educação”.

Enem e Enade

“Primeiro, é preciso entender a importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) como ferramentas de avaliação. Em todos os países em que a Educação avançou de forma significativa essas avaliações existem. No entanto, nós não podemos aplicar essas avaliações de uma forma tão frágil quanto está sendo feito aqui no Brasil. Defendo a manutenção desses testes, mas defendo também que sejam criadas urgentemente uma série de normas de segurança e critérios mais rígidos para que não haja falhas”.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.