Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto encampa defesa da Fapeg

14 de Novembro de 2007 às 16:19
Deputado diz que governo errou ao vincular fundação à Sectec. ACESSE: WWW.THIAGOPEIXOTO.COM.BR
“O governo errou, mas pode corrigir esta falha em tempo hábil”. É esta a avaliação do deputado Thiago Peixoto (PMDB) a respeito da decisão do governo estadual em extinguir a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeg) para transformá-la em uma espécie de departamento da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec). Para o peemedebista, além de autonomia, a Fapeg se enfraquece quando fica vinculada a uma outra pasta.

Thiago foi à tribuna durante o pequeno expediente da última terça-feira cobrar do Executivo a manutenção desta fundação. Ele voltou ao tema durante audiência publica da Comissão de Educação da Assembléia na tarde do mesmo dia. A convite do deputado Frei Valdair (PTB), presidente da comissão, educadores se reuniram para discutir o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O peemedebista aproveitou o gancho: “Acabar com a Fapeg é um grande golpe ao conhecimento e à tecnologia”.

Para Thiago Peixoto, o governo do Estado deveria preocupar-se em extinguir as secretarias extraordinárias – “servem apenas para abrigar políticos”, diz – ao invés de não priorizar a geração de pesquisa. “É um retrocesso. O futuro de Goiás está em jogo”, enfatiza.

O deputado convoca os demais parlamentares a se mobilizar contra a extinção da Fapeg. Lembrou, inclusive, que no dia 31 de outubro deste ano, foi realizada na Assembléia uma reunião com a direção da fundação para discutir a possibilidade de um convênio entre estas duas instituições. “Faço um apelo em nome da pesquisa científica, da inovação, do desenvolvimento tecnológico”, diz Thiago Peixoto.
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.