Karlos Cabral fala sobre Políticas Públicas de Juventude a prefeitos e vereadores

12 de Junho de 2013 às 13:06

O deputado estadual Karlos Cabral, líder do PT na Assembleia Legislativa, palestrou nesta terça-feira, 11, a prefeitos e vereadores de 23 municípios goianos que compõem a Diocese de Jataí. O encontro aconteceu no Instituto Divino Espírito Santo e foi realizado pela Pastoral de Fé e Política da Diocese de Jataí com o apoio do bispo diocesano Dom Majella.

Foi a segunda vez que a Diocese reuniu os gestores municipais para debater Fé e Política. O tema escolhido para essa edição, foi juventude. "A juventude está na pauta da Igreja, sobretudo esse ano, em que celebramos a Campanha da Fraternidade sobre juventude e que o Brasil acolhe a Jornada Mundial da Juventude 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco", considerou Dom Majella.

O monje beneditino Dom Vinícius Rezende, responsável pelo Setor Juventude da Diocese de Jataí,  falou sobre os jovens no espaço eclesial. "A Igreja acolhe com especial carinho a juventude. Os jovens são dinâmicos e dão um novo ânimo ao ambiente eclesial. Nossa Igreja viveu no ano passado a emoção de acolher a peregrinação dos símbolos da JMJ por nossas cidades, quando a fé de muitos jovens foi renovada", destacou Dom Vinícius.

Karlos Cabral foi convidado para falar sobre Políticas Públicas de Juventude aos gestores. O deputado começou sua militância na Pastoral da Juventude da Diocese de Jataí e iniciou sua fala destacando a necessidade dos cristãos trabalharem na política, lutando pelo bem comum. "Os princípios evangélicos devem nortear a atuação dos políticos, e a política é a mais alta forma de se fazer caridade, como bem disse o Papa Francisco".

"Até 2005, o Estado brasileiro não reconhecia os jovens como cidadãos de direitos. Desde então, com os governos Lula e Dilma, várias conquistas foram alcançadas. A primeira delas foi a criação da Secretaria Nacional de Juventude, em 2005, seguido do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), da realização de duas Conferências Nacionais de Juventude, da inclusão da juventude na Constituição Federal e mais recente, da luta pela aprovação do Estatuto da Juventude", ressaltou Karlos Cabral.

O deputado petista também destacou a parcela dos municípios na promoção e execução de programas de políticas públicas de juventude. "O Governo Federal oferece uma série de programas nacionais de fácil acesso como o Projovem,  a Praça da Juventude, e o Ponto de Cultura. É necessário que os gestores fiquem atentos aos editais e às normas técnicas exigidas para a elaboração dos projetos", explicou Karlos.

Encerrando sua fala, o deputado apresentou um vídeo de saudação da Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo. A secretária ressaltou o apoio do Governo Federal aos municípios na execução de programas nacionais voltados para a juventude.