Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto homenageia Antônio Poteiro com Medalha Pedro Ludovico Teixeira
O artista plástico Antônio Poteiro será homenageado nesta segunda-feira com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, às 20 horas em sessão especial na Assembléia. A iniciativa partiu do deputado Thiago Peixoto (PMDB). "É o reconhecimento ao magnífico trabalho de um artista tão admirado não só em Goiás, mas no Brasil e no mundo", afirmou.
A honraria que será concedida a Poteiro é a mais alta comenda do parlamento goiano, destinada a pessoas que contribuem para o desenvolvimento do nosso Estado. Thiago indicou o artista para receber a medalha de honra por toda a contribuição e visibilidade que Antônio Poteiro dá a cultura goiana. "As obras dele expressam muito o espírito de goianidade", disse.
Poteiro é um dos mestres da pintura primitiva do Brasil. Nasceu em Portugal e vive em Goiânia desde 1955. Iniciou a carreira como artesão, ceramista e escultor. Devido aos potes que fazia, ficou conhecido como Antônio Poteiro, que adotou como seu nome artístico. Apenas em 1972, por influência de Siron Franco e Cléber Gouvea, começou a pintar. É um autoditada que pinta suas telas livremente. Hoje trabalha juntamente com seus filhos, também artistas.
Em suas telas, geralmente retrata cirandas, cavalhadas, cenas de carnaval, jogos de futebol, pessoas em volta de fogueiras ou reisados, sempre com movimentação intensa e cores vibrantes. Passagens bíblicas, sonhos e histórias vistas ou ouvidas na rua também são fonte de inspiração do artista.