Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral comemora a incorporação da vacina contra o HPV ao SUS

08 de Julho de 2013 às 11:22

O deputado estadual Karlos Cabral (PT), autor doo projeto de lei que instituiu a Semana Estadual de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero, comemorou o anúncio do Ministério da Saúde de incorporar a vacina contra o vírus do HPV ao Sistema Único de Saúde (SUS), ocorrido no início do mês. Já em 2014, meninas de 10 e 11 anos receberão as três doses necessárias para a imunização, mobilizando investimentos federais de R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses.

É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra câncer. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que atualmente soma 3,3 milhões de pessoas. O vírus HPV é responsável por 95% dos casos de câncer de colo do útero, segundo que mais atinge mulheres, atrás apenas do mamário.

"Essa medida vem a somar no combate a esse vírus que ainda é muito grande no país. Junto à ela, nosso PL visa conscientizar as mulheres para a prevenção desse câncer. A sensibilização da sociedade é muito importante", ressaltou Karlos Cabral.

A vacina, que estará disponível na rede pública, é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. No escopo do acordo entre Ministério da Saúde e os fabricantes da vacina - Butantan e Merck Sharp & Dohme (MSD), que atuarão em parceria tecnológica – está prevista a possibilidade de uso da versão nonavalente, que agregará outros cinco sorotipos à vacina.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.