Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Karlos Cabral apoia a 5ª Semana Social Brasileira, em Rio Verde

21 de Agosto de 2013 às 13:30

O mandato do deputado estadual Karlos Cabral apoia a realização da 5ª Semana Social Brasileira, em Rio Verde, que acontece nos dias 22 e 23 de agosto, no auditório da Faculdade Almeida Rodrigues (FAR). O tema da 5ª SSB é “Estado para quê e para quem?” O evento é organizado pela Pastoral de Fé e Política da Diocese de Jataí em parceria com a FAR e a OAB – Subseção de Rio Verde.

A 5ª SSB é um processo nacional que está em curso desde 2011 em todo o Brasil e promove a participação ampla de pessoas e entidades, a abertura ao ecumenismo e diálogo inter-religioso, o pluralismo de ideias e valores, o exercício do debate democrático em todas as instâncias e o ensaio coletivo de iniciativas transformadoras.

HISTÓRIA

As Semanas Sociais são parte da ação evangelizadora da Igreja em muitos países. A França já celebrou o centenário na realização de Semanas Sociais. A Itália encerrou a sua 49ª semana social. Segundo Bento XVI, “a Semana Social trouxe uma agenda positiva para todos através do Tema: A Igreja e o Sul da Itália”. Mesmo com formatos diferenciados, as semanas sociais articulam as forças populares e intelectuais debater questões sócio-políticas relevantes e traçar perspectivas para o seu país, baseadas no Ensino Social da igreja.

A década de 1990 foi marcada pela realização das Semanas Sociais Brasileiras (SSB) advindas de um rico processo de mobilização popular das décadas de 1970-80, onde nasceram e se fortaleceram as pastorais sociais, que juntamente com numerosos movimentos e organizações sociais iniciaram o debate para construir o Projeto Popular para o Brasil.

Através das Semanas Sociais Brasileiras, cinco preocupações sempre estiveram presentes em seu contexto, história, motivações e resultados:

a) um diagnóstico da realidade sócio-política e econômica do país;

b) uma mobilização ampla de todas as forças vivas da sociedade (eclesiais e não eclesiais);

c) tomada de posição com relação a alguns compromissos concretos em âmbito global;

d) o protagonismo real e efetivo dos leigos;

e) o caráter propositivo dos debates.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.