Notícias dos Gabinetes
Marcos Martins integra Conselho do Meio Ambiente
O deputado estadual Marcos Martins (PSDB) foi indicado para compor o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemam). O Cemam é um órgão de classificação normativa, consultiva e deliberativa, que estabelece as diretrizes e medidas necessárias à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente, visando garantir o desenvolvimento sustentável do Estado de Goiás.
O conselho participa também da formulação da Política Estadual do Meio Ambiente. O deputado tucano faz parte da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa. Segundo ele, seu cuidado com as questões ambientais o credenciou para fazer parte tanto da comissão técnica no Parlamento goiano, quanto no Conselho Estadual.
O primeiro ato de Marcos Martins no Cemam será a participação na 20ª reunião do colegiado que se reunirá em setembro próximo. Na avaliação do parlamentar, a preocupação com um melhor ambiente deve sair dos discursos de campanha e ser aplicado na prática.
O tucano comentou sobre a lei municipal da cidade do Rio de Janeiro, que multa qualquer cidadão que jogar resíduos no chão. Pela lei carioca, uma simples guimba de cigarro gera multa de R$ 157,00. “Em países asiáticos isso já acontece, não vejo nada de anormal nesta medida”.
Ainda de acordo com ele, essa ação de impor sanção financeira em quem jogar lixo na rua é necessária, mas não é a solução de longo prazo. “Sujar as ruas com embalagens, latinhas, tocos de cigarro, restos de alimento, entre outros, demonstra o quanto a população brasileira ainda precisa evoluir neste quesito. Para que essa triste realidade mude, é necessário investir na educação ambiental lá na base, na pré-escola. Assim, teremos cidadãos conscientes e responsáveis pela destinação correta de pequenos e grandes resíduos” pontuou Marcos Martins.