Notícias dos Gabinetes
Cooperação com BB vai acelerar vinda de benefícios para Aparecida, diz Daniel Vilela
O deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) disse nesta quinta-feira,5, que a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Aparecida de Goiânia e o Banco do Brasil vai permitir que benefícios sociais cheguem mais rapidamente aos aparecidenses. Ele esteve presente no ato da assinatura realizada pelo prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o superintendente do BB em Goiás, Edson Bündchen.
O termo visa adotar no município três pontos importantes: o crédito de acessibilidade; a melhoria da atuação do banco dentro do Programa do governo federal Minha Casa Minha Vida e criação do Programa de Microcédito orientado. “Esta parceria vai trazer benefícios importantes especialmente para os pequenos empresários e os portadores de necessidades especiais. O banco tem investido muito em Aparecida e o resultado é perceptível principalmente na área social”, destaca Daniel Vilela.
O prefeito Maguito Vilela disse que as portas da prefeitura de Aparecida estão abertas para ampliar a parceria com o Banco do Brasil, que já é um grande parceiro. “O banco é um dos grandes parceiros do município, onde possui investimentos em diversas obras. Por isso estamos contentes em aumentar essa parceria”, afirmou Maguito.
Visando o lado social dos municípios, o superintendente do BB explica que além de melhorar a atuação no programa Minha Casa Minha Vida, o banco quer proporcionar meios para que as pessoas portadoras de necessidades especiais tenham crédito para a aquisição de bens móveis, como veículos adaptados e cadeiras de rodas. E o Programa de Microcrédito busca auxiliar os pequenos empresários na captação de recursos, visto que esse público é ignorado pelas instituições financeiras. “Sabemos do interesse pelo social do prefeito Maguito, por isso nossa vinda ao município para a assinatura de mais esta parceria”, pontuou Edson Bündchen.
CEPAC
Durante a reunião de assinatura do Termo de Cooperação entre o Banco do Brasil e a prefeitura, a instituição apresentou ao prefeito e aos secretários municipais o Programa de Operação Consorciada, que visa promover uma ação de planejamento urbano em uma determinada região de Aparecida, aumentando o seu desenvolvimento e fazendo com que seja independente do centro da cidade.
“Aparecida é um município que cresce e se desenvolve a cada dia, por isso a necessidade de criar meios de auxiliar neste crescimento, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida da população dos setores contemplados com os serviços”, frisou o superintendente regional do BB, Célio José Vieira, afirmando ainda que o interesse do programa é levar o desenvolvimento à áreas pouco densas mas que tem um papel fundamental dentro do município.
Segundo Célio Vieira, o modelo do programa é muito bom para o município, pois não é utilizado dinheiro municipal para as obras, mas apenas dos investidores interessados nas áreas. “Os investidores farão a compra da área que lhe é de interesse e constrói seu imóvel ou empresa. O dinheiro investido é usado diretamente em infraestrutura da região, como pavimentação, praças, parques e obras de mobilidade urbana”, ponderou.
A arquiteta da prefeitura Maria Ester apresentou aos representantes do banco um projeto em que visa ampliar a mobilidade urbana e a contrução pontos empresariais, residenciais e de um parque nos moldes do programa de operação consorciada. “Nosso projeto foi feito nos parâmetros do programa apresentado anteriormente onde visamos a construção de um parque de 300 mil m², ladeado por imóveis residenciais e empresariais, com mobilidade, lagos e sistema de drenagem dos córregos. A área contemplada seria a confluência entre o Jardim Maria Inês, Setor dos Afonsos e Jardim Luz”, pontuou a arquiteta dizendo que a área é propícia, pois já há a atração de investidores, levando em consideração sua localidade.
Daniel Vilela, que é um dos precursores do projeto do parque, afirmou que Aparecida seria pioneira no Centro-Oeste na implantação do programa. “Estamos fazendo este estudo há cerca de dois anos e temos a intenção de usar o programa de operação consorciada para dar andamento e tirar este projeto do papel, beneficiando a população aparecidense”, disse.
O prefeito Maguito Vilela afirmou aos superintendentes do BB que a prefeitura está interessada em participar deste programa e deu o aval para que sejam iniciadas as conversas de cooperação.
(Com Secom de Aparecida)