Notícias dos Gabinetes
Thiago Peixoto coordena I Seminário Internacional de Reforma Educacional
Conhecer experiências bem sucedidas de projetos de reforma educacional, debater as maneiras de adaptá-las à realidade local e discutir soluções para os principais problemas que hoje assolam a Educação. São estes alguns dos objetivos do I Seminário Internacional de Reforma Educacional, iniciativa do deputado estadual Thiago Peixoto (PMDB) que vai reunir, no dia 22, em Goiânia, conferencistas e educadores dos Estados Unidos e do Brasil.
Thiago idealizou este seminário após conhecer as significativas mudanças implantadas nas escolas da rede pública da cidade de Nova York (EUA), onde ele esteve em janeiro deste ano a convite do chefe do Departamento de Educação, Eric Nadelstern. De lá, o deputado trouxe propostas de mudanças na rede municipal e as presentou ao prefeito Iris Rezende (PMDB).
"Problemas tão comuns ao sistema educacional do nosso país, como professores descontentes com o salário e a profissão, evasão escolar, unidades de ensino com péssimo desempenho nas avaliações qualitativas e colégios sem as condições físicas ideais para um bom aprendizado dos alunos também existiam em Nova York. A reforma foi capaz de saná-los", observa Thiago.
Dois dos quatro palestrantes do I Seminário Internacional de Reforma Educacional sabem bem o que o deputado está falando. Ângelo Ledda e Andaye De La Cruz são educadores que atuam na região do Bronx, uma das mais pobres de Nova York. Segundo Thiago Peixoto, os dois detalharão como reverter o caos na rede pública com medidas eficazes, como a política da meritocracia - que prevê bônus financeiros para os bons profissionais -, ampla capacitação de gestores e líderes e parcerias concretas com empresários e o terceiro setor, entre outras. Patrícia Mota e Norman Gall, do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial são os outros dois palestrantes do evento, aberto a toda a sociedade.
Programação
8h30 – 9h00: Credenciamento
9h30 – 10h30: "Ordem e desordem nas escolas", por Ângelo Ledda, diretor da escola MS 399 – Bronx/NY
11h00 – 12h00: "O grande esforço de ensinar e aprender", por Patrícia Mota, coordenadora de Programas Educacionais do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial.
14h30 – 15h30: "A Reforma do Ensino em Nova York", por Andaye DeLaCruz, diretora do Instituto de Desenvolvimento da Juventude – NY.
16h00 – 17h00: "O que deve ser feito", por Norman Gall, diretor executivo do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial