Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa quer regulamentar comércio de pirarucu

27 de Abril de 2009 às 10:44

O deputado  Tiãozinho Costa (PTdoB) apresentou projeto de lei que trata da  criação e manejo de exemplares do pirarucu em Goiás.

O objetivo do projeto é habilitar pessoas físicas ou jurídicas que praticam atividades  de aqüicultura (criação de peixes em cativeiro)  , a trabalhar com o pirarucu, desde que devidamente licenciadas pelos órgãos ambientais.

O pirarucu, peixe muito comum em lagos formados por águas do rio Araguaia, é protegido pela legislação ambiental de Goiás.  Embora proibida, a captura do pirarucu tem sido feita de forma clandestina, em grande quantidade, o que o torna uma espécie ameaçada de extinção.

O projeto apresentado pelo deputado, e que segue agora para as comissões técnicas, defende  a captura e o manejo de exemplares vivos para fins científicos e na produção de pescado para atividade de piscicultura comercial.

“O importante a ser destacado é que estamos propondo uma ação que  poderá garantir a preservação do pirarucu através de um manejo sustentável  e de forma  ecologicamente adequada”, diz o deputado Tiãozinho Costa, que  é gestor ambiental e na Assembleia Legislativa, é presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente.

 

 

 

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.