Notícias dos Gabinetes
Daniel Vilela acompanha posse de novos Guardas Municipais de Aparecida
O deputado estadual Daniel Vilela (PMDB) participou nesta quarta-feira, 11, da posse de 250 convocados no último concurso realizado para Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia.
Para o parlamentar, o novo efetivo vai garantir mais segurança ao município. “Aparecida contava com poucos guardas municipais para zelar pelo patrimônio da cidade. Com a convocação, grande parte dessa demanda será atentida, proporcionando mais segurança para a população”, ressalta.
Com a posse dos novos guardas municipais, Aparecida passa a contar com um efetivo de 483 homens e mulheres que terão, como principal atribuição, zelar pelo patrimônio público, bens e serviços e servir a comunidade.
Os novos Guardas Civis Municipais se formaram na última sexta-feira, 6, na Academia da Polícia Militar. Aprovados por concurso público, os novos formandos, passaram por um curso de formação que obedece a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e inclui aulas de tiro, de defesa pessoal, entre outros, com um tempo total de 600 horas.
A corporação, que contava com o efetivo de 232 Guardas Municipais, completou, no mês de março último, 20 anos de existência e tem contribuído com a segurança pública para diminuir os índices de crimes no município, especificamente dos bens móveis e imóveis do Poder Municipal.
Para o prefeito Maguito Vilela, apesar de ser de responsabilidade dos governos estadual e federal, o município tem feito sua parte para garantir segurança para a população. “Antes, Aparecida tinha altos índices de homicídios e violência, porém com o empenho da Guarda Municipal, esses índices tiveram grandes reduções. O diferencial da Guarda Municipal de Aparecida nessa gestão é devido a sua modernização”, afirmou o prefeito. Maguito ainda frisou a competência da corporação municipal, e disse que ela está preparada para usar armas para proteger o patrimônio municipal e tem tido um importante papel na diminuição da criminalidade da cidade.
“Assinamos também o plano de cargo e carreira destes profissionais. O projeto passa neste momento por análise da Procuradoria Geral do Município, que emitirá um parecer e com isso o Poder Executivo poderá enviar o documento, sob forma de Projeto de Lei, para ser apreciado pela Câmara Municipal”, finalizou Maguito.