Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa recebe propostas de universitários da PUC e IFG
Na manhã desta quarta-feira, 18, o deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) realizou o 2º encontro do Projeto de Integração do Legislativo com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Na oportunidade, estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental da PUC-GO e de Saneamento Ambiental e Técnico em Controle Ambiental do IFG, apresentaram propostas ao deputado que foram do direito cívico à preocupação ambiental.
Ponderando as propostas, a procuradora da Casa, Drª Regiane Dias Meira, lembrou as competências das esferas públicas, o que impede que algumas das sugestões sejam apresentadas na Assembleia. A procuradora também saudou os alunos pela alta relevância dos projetos. “Temos que salientar a importância dos projetos apresentados aqui pelos alunos. As sugestões, sem dúvida, se não forem aproveitadas aqui na Assembleia podem ser estendidas aos poderes públicos municipais”, comentou a procuradora.
Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da PUC Goiás e do Núcleo de Meio Ambiente do IFG, o professor Antônio Pasqualetto agradeceu o espaço aberto pelo deputado Tiãozinho Costa na Assembleia e frisou “é um espaço para sermos cidadãos”. O professor também lembrou a importância de se estabelecer políticas públicas para o meio ambiente e a chance de modificação da sociedade que é dada às universidades. “Nos empolgamos com esse projeto por acreditarmos que é possível criar políticas eficientes. Essa iniciativa pioneira é realmente o que faz a diferença uma vez que abre espaço para a academia interferir na realidade em que vive”, arrematou.
Estudantes apresentaram seis propostas ao deputado Tiãozinho Costa. Entre elas, uma que foi denominada Passeio Verde e que sugere que as calçadas possuam uma faixa de terra em toda a sua extensão, o que permitiria o plantio de flores e aumentaria a permeabilidade das áreas, melhorando a drenagem das chuvas e diminuindo o risco de enchente na área urbana. Outra sugestão é criar mecanismos de reaproveitamento dos rejeitos do extrativismo mineral, o que diminuiria a poluição do ambiente e aumentaria o tempo de vida desses recursos que não são renováveis.
A maioria das sugestões ligadas ao meio ambiente tratava da política de Resíduos Sólidos, como por exemplo: o reaproveitamento dos dejetos orgânicos na adubagem de jardins e praças; o destino adequado a materiais de alta periculosidade; a criação de pontos voluntários para entrega de materiais descartados na construção civil para que possam ser reutilizados. Gestor Ambiental por formação, o deputado Tiãozinho Costa ficou feliz com a preocupação dos alunos.
Outra sugestão dos estudantes é de que o Hino de Goiás seja executado em todos os eventos públicos de cultura, esporte e lazer, instigando o civismo e resgatando a cultura de nosso Estado. O deputado Tiãozinho Costa aprovou publicamente a idéia e ao final da audiência pública executou o Hino de Goiás, oferecendo a letra ainda desconhecida a muitos dos presentes. “É fundamental resgatar as raízes do nosso Estado. O Hino exalta as belezas de Goiás e de seu povo, precisamos fazer com que todos o conheçam e respeitem”, disse o parlamentar.
Para Tiãozinho Costa a audiência foi extremamente produtiva. “Conseguimos o nosso objetivo. Aos poucos nos aproximamos das universidades e o resultado é esse: Sugestões e idéias que serão acatadas pelo Legislativo Goiano. Para Pasqualetto, esse é apenas o primeiro passo.” Tenho certeza que muitas outras propostas surgirão desse encontro. Espero que os estudantes estejam ainda mais empenhados em interferir efetivamente na realidade em que vivem. É um prazer fazer parte desse projeto”, terminou.
As propostas dos alunos já estão com a Procuradoria da Casa que deve transformá-las em projetos de Lei, requerimentos ao Legislativo ou ao Governador. Um terceiro encontro deve ser realizado brevemente para informar os encaminhamentos das proposituras.