Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Tiãozinho Costa recebe propostas de universitários da PUC e IFG

18 de Novembro de 2009 às 12:43

Na manhã desta quarta-feira, 18, o deputado Tiãozinho Costa (PTdoB) realizou o 2º encontro do Projeto de Integração do Legislativo com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás. Na oportunidade, estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental da PUC-GO e de Saneamento Ambiental e Técnico em Controle Ambiental do IFG, apresentaram propostas ao deputado que foram do direito cívico à preocupação ambiental.

Ponderando as propostas, a procuradora da Casa, Drª Regiane Dias Meira, lembrou as competências das esferas públicas, o que impede que algumas das sugestões sejam apresentadas na Assembleia. A procuradora também saudou os alunos pela alta relevância dos projetos. “Temos que salientar a importância dos projetos apresentados aqui pelos alunos. As sugestões, sem dúvida, se não forem aproveitadas aqui na Assembleia podem ser estendidas aos poderes públicos municipais”, comentou a procuradora.

Coordenador do curso de Engenharia Ambiental da PUC Goiás e do Núcleo de Meio Ambiente do IFG, o professor Antônio Pasqualetto agradeceu o espaço aberto pelo deputado Tiãozinho Costa na Assembleia e frisou “é um espaço para sermos cidadãos”. O professor também lembrou a importância de se estabelecer políticas públicas para o meio ambiente e a chance de modificação da sociedade que é dada às universidades. “Nos empolgamos com esse projeto por acreditarmos que é possível criar políticas eficientes. Essa iniciativa pioneira é realmente o que faz a diferença uma vez que abre espaço para a academia interferir na realidade em que vive”, arrematou.

Estudantes apresentaram seis propostas ao deputado Tiãozinho Costa. Entre elas, uma que foi denominada Passeio Verde e que sugere que as calçadas possuam uma faixa de terra em toda a sua extensão, o que permitiria o plantio de flores e aumentaria a permeabilidade das áreas, melhorando a drenagem das chuvas e diminuindo o risco de enchente na área urbana. Outra sugestão é criar mecanismos de reaproveitamento dos rejeitos do extrativismo mineral, o que diminuiria a poluição do ambiente e aumentaria o tempo de vida desses recursos que não são renováveis.

A maioria das sugestões ligadas ao meio ambiente tratava da política de Resíduos Sólidos, como por exemplo: o reaproveitamento dos dejetos orgânicos na adubagem de jardins e praças; o destino adequado a materiais de alta periculosidade; a criação de pontos voluntários para entrega de materiais descartados na construção civil para que possam ser reutilizados. Gestor Ambiental por formação, o deputado Tiãozinho Costa ficou feliz com a preocupação dos alunos.

Outra sugestão dos estudantes é de que o Hino de Goiás seja executado em todos os eventos públicos de cultura, esporte e lazer, instigando o civismo e resgatando a cultura de nosso Estado. O deputado Tiãozinho Costa aprovou publicamente a idéia e ao final da audiência pública executou o Hino de Goiás, oferecendo a letra ainda desconhecida a muitos dos presentes. “É fundamental resgatar as raízes do nosso Estado. O Hino exalta as belezas de Goiás e de seu povo, precisamos fazer com que todos o conheçam e respeitem”, disse o parlamentar.

Para Tiãozinho Costa a audiência foi extremamente produtiva. “Conseguimos o nosso objetivo. Aos poucos nos aproximamos das universidades e o resultado é esse: Sugestões e idéias que serão acatadas pelo Legislativo Goiano. Para Pasqualetto, esse é apenas o primeiro passo.” Tenho certeza que muitas outras propostas surgirão desse encontro. Espero que os estudantes estejam ainda mais empenhados em interferir efetivamente na realidade em que vivem. É um prazer fazer parte desse projeto”, terminou.

As propostas dos alunos já estão com a Procuradoria da Casa que deve transformá-las em projetos de Lei, requerimentos ao Legislativo ou ao Governador. Um terceiro encontro deve ser realizado brevemente para informar os encaminhamentos das proposituras.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.