Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Ministério da Saúde anuncia vacinação contra o HPV, proposta defendida por Francisco Jr

22 de Janeiro de 2014 às 14:50

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 22, que a partir de 10 de março as jovens brasileiras de 11 a 13 anos terão direito a se vacinar contra o vírus do HPV na rede pública de saúde. A proposta da vacinação em Goiás já havia sido apresentada pelo deputado estadual Francisco Júnior (PSD) na Assembleia Legislativa ainda em 2011, em virtude da preocupação com a doença, que está associada ao desenvolvimento do câncer de colo de útero.

O deputado lembra que esta ação preventiva será importante não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade. “A implantação desta vacina na rede pública vai beneficiar milhões de mulheres e gerar economia para o Estado, já que deve reduzir os índices de internação e tratamento para as doenças associadas ao vírus”, disse o parlamentar.

O câncer do colo do útero é uma das principais causas de mortes femininas e o Brasil tem aproximadamente 69 milhões de mulheres com 15 anos de idade ou mais, com risco de desenvolvê-lo, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Estimativas do Inca (Instituto Nacional do Câncer) divulgadas no ano passado mostram que teremos 17.540 novos casos de câncer do colo do útero a cada 100 mil mulheres e mais de 4.800 mortes em decorrência da doença.

E os números do Inca mostram que nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a sua incidência é ainda maior do que a do câncer de mama. No ano passado uma pesquisa feita pelo Ibope mostrou que dois terços das mulheres brasileiras não sabem que o HPV está relacionado à incidência de câncer de colo de útero.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.