Notícias dos Gabinetes
Deputado propõe gestão compartilhada da CDTC com presidência rotativa
Na audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (dia 24) na Assembleia Legislativa de Goiás para discutir o transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia o deputado estadual Francisco Júnior (PSD) propôs que a gestão da CDTC (Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo) seja compartilhada. “Uma proposta interessante é o rodizio da presidência fortalecendo a Câmara como um todo. O presidente teria obrigações regimentais, porém o foco estaria no colegiado, no conjunto”, disse o parlamentar.
Para o deputado o compartilhamento da gestão melhoraria a participação de todos. “O maior problema, e a origem da proposta do governo estadual, é a dificuldade da CDTC em se reunir. Não há quórum para as reuniões. Como o conselho é soberano, a decisão seria conjunta. Uma gestão compartilhada traria maior compromisso de cada membro ao perceber que o poder de deliberar está no colegiado e não na pessoa do presidente”, afirmou Francisco Júnior.
Participaram da audiência pública o secretário de Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, João Balestra; a presidente da Acieg (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás), Helenir Queiroz; e a presidente da CMTC (Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo), Patrícia Veras, entre outras autoridades e técnicos da área. Além de ouvir sugestões da população e das entidades, a audiência pública também abordou os investimentos que precisam ser realizados para a melhoria do sistema.