Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
Simeyzon Silveira recebe agroecólogo belga

15 de Abril de 2014 às 14:00

O deputado estadual Simeyzon Silveira (PSC), membro da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, recebeu em seu gabinete o escritor, sociólogo e agroecólogo belga, Luc Vankrunkelsven, que lança seu livro “Soja: Tesouro ou Tesoura”, em Goiânia.

Fruto de pesquisas do europeu no Brasil, o livro faz um convite à reflexão sobre os meios de produção agrícola, as causas de alterações ambientais, sobre o modo de aceitar a alimentação ditada por multinacionais e que geram vítimas invisíveis – povos indígenas, agricultura familiar, ecossistema e epidemia de doenças. A analogia à tesoura é porque, assim como ela, essas interferências retalham a realidade para que se torne irreconhecível.

Segundo Luc, em entrevista à imprensa, “o Cerrado é um bioma duas ou três vezes mais fácil de desmatar que a Amazônia. Se fala muito na Europa e nos Estados Unidos sobre a Amazônia, que é importante, mas não se fala do Cerrado. Hoje, faço um roteiro de 11 mil quilômetros pelo Brasil, pois é importante dialogar sobre qual a agricultura que queremos”.

Para Simeyzon, é muito importante que um estrangeiro e agroecólogo como Luc se atente para o Cerrado e também para a sua preservação. “Achei muito importante para nós goianos e brasileiros o trabalho do Luc. O Cerrado tem sido devastado e pouco preservado, e o trabalho competente que o Luc realiza nos deixa muito felizes e com esperança".

O deputado ainda informou que pretende homenageá-lo e dar um reconhecimento oficial a Luc, com a medalha de mérito ambiental. 

Participaram do encontro o artista e fotógrafo João Caetano e o coordenador do Fórum Goiano em defesa do Cerrado, Altamiro Fernandes. Cláudia Mendonça e Márcia Coutinho Rodrigues, do Centro de Atividades Culturais, também se encontraram com Luc.

Vivendo em intercâmbio entre o Brasil e Europa desde 2003, o escritor se capacitou em analisar os processos produtivos dessas regiões e diagnosticar os problemas gerados e as precauções adotadas para o cultivo da soja. No oitavo capítulo de seu livro, Luc também aborda Goiânia, seus parques e a proposta do Programa Urbano Ambiental Macambira-Anicuns.

O escritor e agroecólogo - profissional especializado na Agroecologia, que é a ciência que estuda a agricultura visando os recursos naturais e a sustentabilidade, em sua passagem por Goiânia, ainda realizou palestra no Auditório da Amma sobre a Organização Mundial do Comércio e Soberania Alimentar.

Luc Vankrunkelsven é consultor independente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf), para a formação de lideranças sobre a Organização Mundial de Comércio (OMC). Fundador da Wervel, na Europa, que trabalha para uma agricultura justa e sustentável, é também autor de outros quatro livros, dois deles sobre produção, mercado e impacto da soja – “Aurora do Campo: soja diferente” e “Navios que se cruzam na calada da noite”.

 

Foto: Maykon Cardoso

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.